one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Palestina

Imagem:

Compartilhar:

Após novos confrontos na Faixa de Gaza, Palestina recebe status de "estado observador"

Criado em 10/12/12 12h38 e atualizado em 31/12/12 13h30
Por Léo Rodrigues e Marcos Urupá Fonte:Portal EBC

Manifestantes palestinos procuram local seguro contra bomba de gás lacrimogêneo
Novos episódios no histórico conflito entre israelenses e palestinos mobilizaram a atenção internacional (Foto: Alaa Badarneh / Agência Lusa)

Durante 8 dias do mês de novembro, o Oriente Médio ganhou as atenções do mundo diante de novos confrontos entre palestinos e israelenses. A troca de artilharia aérea entre o Hamas e o exército de Israel deixou mais de uma centena de mortos, incluindo civis e crianças. O conflito é mais um episódio de uma história secular entre os dois povos, que envolve desavenças religiosas e disputas de terra. Em meio à intensificação dos confrontos, Israel ameaçou iniciar uma invasão por terra, o que não foi bem recebido pelo governo britânico. Diante do impasse, o presidente egípcio Mouhamed Mursi assumiu a liderança do processo de negociação da paz. No dia 21 de novembro, foi anunciado um cessar-fogo.

Veja galeria de fotos dos episódios que envolveram a Palestina em 2012:
 

Uma semana após o início da trégua, a Assembleia Geral da ONU concedeu à Palestina, no dia 29 de novembro, o status de "estado observador". Foram 138 votos a favor, nove contra e 41 abstenções. Na prática, a mudança permite que os palestinos opinem em agências das Nações Unidas, mas sem direito a voto. A decisão foi comemorada por milhares de palestinos nas ruas da Cisjordânia e na Faixa de Gaza e também repercutiu positivamente na América Latina. Porém, o governo israelense rejeitou o reconhecimento e anunciou a expansão das colônias, gerando preocupação na comunidade internacional.

No mesmo dia em que a ONU alterou o status da Palestina, milhares de pessoas marchavam nas ruas de Porto Alegre na abertura do Fórum Social Mundial Palestina Livre. Quatro bandeiras centralizavam as reivindicações dos participantes. Durante quatro dias, delegações de 36 países participaram de uma intensa programação de que contou com mais de 120 atividades, entre oficinas, seminários e manifestações culturais, como a apresentação do grupo de dança argentino Shabibat e a exposição do carunista Carlos Latuff. Ao final do Fórum, movimentos sociais aprovaram uma declaração de intenções que destacou a importância das ações de boicote a Israel.

Relembre como foi a cobertura da EBC:
- Confrontos na Faixa de Gaza
- Concessão do status de "estado observador" à Palestina


Brasil sedia o Fórum Social Mundial Palestina Livre
Em dezembro de 2012, o Brasil foi o palco do Fórum Social Mundial Palestina Livre e reuniu cidadãos e ativistas de 36 países em Porto Alegre (RS). Durante 4 dias, a cidade gaúcha foi palco de ações para a afirmação, defesa, soberania e independência do povo palestino frente à política capitaneada pelo governo de Israel.

Um dos pontos altos do Fórum foi a Marcha Pelo Estado Palestino, que aconteceu no exato momento em que presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, discursava na Assembleia Geral da ONU, pedindo a aprovação do reconhecimento da Palestina como um Estado observador não-membro das Nações Unidas. Cerca de 8 mil pessoas se concentraram no Largo Glênio Peres e marcharam até a Usina do Gasômetro em Porto Alegre pedindo o fim da ocupação israelense nas terras árabes.

Confira a galeria sobre as origens do conflito na Palestina





 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário