one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Modelo de avião Cessna.

Imagem:

Compartilhar:

Entenda o que pode ter provocado o acidente aéreo que matou Eduardo Campos

Criado em 13/08/14 16h51 e atualizado em 15/08/14 17h22
Por Luiz Claudio Ferreira Fonte:Portal EBC

Oito investigadores do Centro de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) iniciaram, em Santos (SP), a coleta inicial de materiais, indícios e depoimentos de testemunhas oculares para apurar as causas do acidente que matou o candidato à Presidência Eduardo Campos e mais seis pessoas. Entre os principais focos de atenção para desvendar o mistério, está a procura pelas caixas-pretas (gravadores de dados e de voz) da aeronave Cessna 560-XL. 

Caixa-preta: entenda como falha complica investigação de acidente com Campos

Confira as fotos do local do acidente:

A aeronave em que estava o ex-governador de Pernambuco, modelo Cessna 560XL, prefixo PR-AFA, decolou do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino ao aeroporto de Guarujá (SP). Quando se preparava para pouso, o avião arremeteu devido ao mau tempo. Em seguida, o controle de tráfego aéreo perdeu contato com a aeronave.

Confira a trajetória do político

Dilma decreta luto oficial de três dias por morte de Eduardo Campos

Morte de Eduardo Campos é "perda irreparável e incompreensível", diz Aécio Neves

PSB divulga nomes de assessores e tripulantes que estavam com Eduardo Campos

Segundo o Cenipa, é prematuro afirmar ou descartar quais foram os fatores que contribuíram para o acidente. Nesse momento estão sendo levantadas mais informações para investigar o caso. O órgão, ligado à Aeronáutica, evita estipular prazos para a finalização do relatório preliminar e enfatiza que o objetivo da investigação é compreender esses fatores para que outros acidentes não aconteçam novamente. Outra investigação corre paralelamente pela Polícia Civil de Santos.

Mau tempo não é responsável por queda

Embora seja prematuro afirmar as causas, o Portal EBC ouviu profissionais ligados à segurança de voo sobre o assunto. Estão sendo investigados fatores materiais do avião e também das condições de voo dos pilotos.

O clima não é considerado o fator determinante para o acidente aéreo, mas pode ter influenciado o que aconteceu depois da arremetida, acertada entre a tripulação e a torre de controle. Para o comandante Mateus Ghisleni, especialista em segurança de voo, as condições climáticas são informações importantes, embora considere “pouco provável” pelos dados disponíveis que uma “cortante de vento” tenha derrubado o avião, apesar de as nuvens estarem relativamente baixas no momento do acidente. “A chuva era moderada e as nuvens estavam a 250 metros de altitude. A chuva, sozinha, não derruba avião”, explicou.

Em relação à arremetida, que antecedeu o acidente, Ghisleni salienta que o procedimento é normal e frequentemente treinado pela tripulação. “É fato que exige uma carga de trabalho alta. Toma toda a atenção dos profissionais, mas os padrões são comuns. No entanto, é necessário investigar como se deu a comunicação”.

Investigação da caixa-preta

 De acordo com o ex-chefe do Cenipa, Brigadeiro da reserva Jorge Kersul Filho, que estava à frente do órgão em investigações de acidentes como o da Gol (2006) e da TAM (2007), a fase atual de investigação, que já começou nesta quarta, é decisiva para o esclarecimento. “É preciso, por exemplo, verificar se havia sinal de fogo nas partes quentes da aeronave ( onde ficam os motores)" antes da colisão com o solo.

Para ele, o exame das caixas-pretas vai ajudar a definir o que ocorreu. Ele também concorda que a chuva isoladamente não representaria a queda. “O avião é muito moderno. Por isso, considero improvável o apagamento dos dois motores. Outra possibilidade que vai ser investigada seria uma ingestão de pássaros nas turbinas. Nada pode ser descartado”.

Fadiga

Além da investigação das condições materiais, o Cenipa explica que os investigadores vão verificar qual era a condição de trabalho da tripulação. “É preciso avaliar as condições de trabalho desses pilotos. Considero o tema bastante sério nessa época em que os pilotos são bastante exigidos, com jornadas muito extenuantes”, avaliou o presidente do Sindicato dos Aeronautas, Marcelo Ceriotti. Segundo o comandante, desde a década 70 os fatores humanos têm sido decisivos em grande parte dos acidentes aéreos.

Relembre momentos da trajetória política de Campos

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário