one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Criança de lado

Imagem:

Compartilhar:

Uma em cada três vítimas de tráfico humano é criança, alerta UNODC

Criado em 27/11/14 15h33
Por Edgard Júnior Fonte:Rádio ONU

O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) alertou que meninas e mulheres representam 70% das pessoas traficadas no mundo entre 2010 e 2012. O Relatório Global sobre Tráfico Humano divulgado em Viena nesta segunda-feira (24), mostrou que uma em cada três vítimas é criança, o que representa um aumento de 5% em relação ao período anterior, entre 2007 e 2010. O documento diz que no Brasil, o tráfico para exploração sexual aumentou mais de 100%, passando de 59 para 149 casos. O UNODC informou ainda que pelo menos 3 mil pessoas são usadas para trabalho escravo ou forçado no país todos os anos. Entre 2010 e 2012, dos 257 indiciados por crimes envolvendo tráfico humano no Brasil, apenas 35 foram condenados pela justiça, sendo 22 brasileiros e 13 estrangeiros. 

Ouça reportagem sobre o assunto

Creative Commons - CC BY 3.0 -

O país é mencionado no estudo também por um caso de aliciamento através de um relacionamento amoroso falso entre o traficante e a vítima, como parte de um esquema de exploração sexual de mulheres na Europa. Um cidadão europeu foi declarado culpado por ter aliciado uma brasileira e condenado a cinco anos de prisão. Ao chegar à Europa, os criminosos tomaram o passaporte da vítima, que foi aprisionada e forçada a trabalhar como prostituta, tendo que gerar uma certa quantia em dinheiro diariamente para o traficante. O país também é apontado como destino de bolivianos assim como a Argentina, o Chile e o Paraguai. Quanto ao destino das vítimas das Américas para Portugal e Espanha, o estudo cita uma mudança. As vítimas originárias da América do Sul, da América Central e do Caribe são agora interceptadas na região onde vivem.

Leia mais sobre o assunto no Portal EBC

Marinha e comunidade quilombola fecham acordo sobre demarcação no RJ

Crianças

Das crianças traficadas no mundo, a maioria é de meninas. Os últimos anos foram marcados pelo aumento constante do trabalho forçado e as mulheres que representam 35% das vítimas. As áreas que mais exploram são a indústria, a construção, o trabalho doméstico e a produção de têxteis. Os países da África Subsaariana destacam-se pelo tráfico que ocorre dentro de suas fronteiras. Os casos mais comuns envolvem crianças, enquanto no norte da África e no Oriente Médio, adultos. A região subsaariana também acumula os maiores índices do tráfico de crianças para conflitos armados. Em termos de variações por região, na Europa e na Ásia Central as vítimas são em grande parte destinadas à exploração sexual. No Leste Asiático e no Pacífico, o trabalho forçado impulsiona o mercado, enquanto nas Américas, foram detectados os dois tipos quase na mesma proporção. O diretor executivo do UNODC, Yury Fedotov, afirma que o relatório demonstra que não há lugar no mundo onde crianças, mulheres e homens estejam livres do tráfico humano.

Escravidão

Fedotov realça que os dados oficiais reportados pelas autoridades dos países à agência representam apenas o que foi registrado. O diretor acredita que a escala da escravidão moderna é maior. O estudo registra pelo menos 152 países de origem e 124 países de destino das vítimas, e que há mais de 510 fluxos de tráfico no mundo. O fenômeno ocorre principalmente dentro das divisas nacionais ou na mesma região, com o tráfico transcontinental atingindo principalmente os países ricos. Os casos de punição dos exploradores são minoria. Cerca de 72% dos traficantes condenados são do sexo masculino e cidadãos das nações em que operam. A impunidade continua sendo um problema grave com 40% dos países registrando poucas ou nenhuma condenações. Na última década não houve um aumento visível na resposta da justiça global a este tipo crime, o que acabou deixando uma parte significativa da população vulnerável aos criminosos.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário