one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Santos Dumont

Imagem:

Compartilhar:

Aeronautas e aeroviários chegam a acordo com empresas aéreas

Criado em 27/01/15 21h32 e atualizado em 27/01/15 21h49
Por Marcelo Brandão Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

Assembleias realizadas hoje (27) encerraram as negociações entre aeronautas, aeroviários e empresas de aviação. De acordo com a Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação (Fentac), os trabalhadores aceitaram a proposta formulada após audiência no Tribunal Superior do Trabalho (TST), na última sexta-feira (23).

Sugerida pelo vice-presidente do TST, ministro Ives Gandra Martins Filho, a proposta aceita reajustar em 7% os salários e em 8,5% o vale-alimentação e as diárias dos trabalhadores. Após a audiência, o presidente da Fentac, Sérgio Dias, chegou a adiantar que havia “forte possibilidade” da proposta ser aprovada nas assembleias. Com o acordo, as empresas não cobrarão multa pelo não cumprimento de 80% de manutenção dos serviços e os trabalhadores que paralisaram poderão compensar horas sem desconto no salário.

A convenção coletiva deve ser assinada na próxima quinta-feira (29), entre trabalhadores e empresas. “Embora, a proposta do TST esteja aquém do que reivindicávamos, teremos a oportunidade de debater e aprofundar algumas reivindicações importantes, como a questão das folgas e o piso de agente de check-in, nas comissões propostas pelo tribunal”, avaliou Dias.

Aeronautas e aeroviários fizeram paralisação nacional de uma hora no dia 22 de janeiro. As categorias pleiteavam aumento de 8,5% nos salários e benefícios, além de melhores condições de trabalho e do estabelecimento de um piso salarial para os agentes que fazem check-in, entre outras reivindicações.

No acordo proposto no TST foi fixado prazo de 90 dias para que patrões e empregados formem comissões de estudos para discutir e apresentar ao tribunal termos aditivos ao acordo. Questões relativas a folgas e escalas de madrugada dos aeronautas, bem como o piso salarial para os agentes de check-in devem ser abordados nos termos aditivos.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário