one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Posse de Luiz Fernando Pezão como governador do Rio. Pezão assume no lugar de Sérgio Cabral.

Imagem:

Compartilhar:

Governador do Rio se reunirá com Dilma para tratar de estiagem no estado

Criado em 26/01/15 21h00 e atualizado em 26/01/15 21h21
Por Cristina Indio do Brasil Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, vai entregar na quarta-feira (28) à presidenta Dilma Rousseff, em Brasília, um plano para reduzir as consequências da estiagem no estado. De acordo com o governo estadual, o trabalho foi feito por técnicos da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) e da Secretaria de Estado do Ambiente. “Vou me encontrar com a presidenta Dilma para discutirmos ações e projetos de combate à seca”, disse Pezão.

O governador vai mostrar também à presidenta um programa de reflorestamento das margens dos rios Paraíba do Sul e Guandu e o projeto de saneamento da região metropolitana do Rio. Durante o lançamento, hoje (26), do Programa Rio Emergencial Rural, em Italva, noroeste do estado, o governador disse que algumas cidades podem ser prejudicadas se a estiagem continuar.

O Programa Rio Emergencial Rural, composto de ações que vão beneficiar cerca de 13 mil pequenos produtores rurais atingidos pela estiagem, vai ter investimento de R$ 23 milhões do governo do estado e R$ 30 milhões do Banco Mundial (Bird), por meio do Programa Rio Rural, nas regiões norte e noroeste, além de estender o auxílio a agricultores familiares de São Sebastião do Alto, Cantagalo e Trajano de Moraes, cidades da região serrana.

Segundo o secretário de Estado de Agricultura, Christino Áureo, entre as ações incluídas no plano, haverá a perfuração de poços artesianos para uso coletivo. Os recursos serão aplicados, também, em sistemas de nutrição para os rebanhos, que, na estiagem, sofrem com a falta de pasto.

O secretário disse que alguns poços estão em fase de outorga e os técnicos vão começar, também, em outra frente, a prospecção dos melhores mananciais. Enquanto isso, a secretaria começa a trabalhar, esta semana, na recuperação de açudes, o que pode ser feito em prazo mais rápido. “Os poços precisam de um processo de licitação ou de concorrência, que está sendo ajustado com o Banco Mundial. Acredito que em 30 dias nós já tenhamos ações com equipamentos nas áreas de açudes e os poços artesianos, para servir às comunidades rurais e às propriedades, mais 30 ou 40 dias”, informou.

A estimativa é a construção de 100 poços, número que pode ser aumentado, se a estiagem se tornar mais grave. “Se nós não tivermos nenhum alívio em fevereiro, que parece que vai ser um mês seco de acordo com as previsões, se março e abril não compensarem isso, evidentemente, que, ao longo do ano, teremos que rever para cima os investimentos nesta área”, esclareceu.

Áureo informou que o estado vai encaminhar um ofício ao Banco do Brasil e à Caixa Econômica Federal pedindo a prorrogação dos financiamentos rurais de investimento e custeio das duas instituições financeiras, assim como das linhas de créditos que contam com recursos estaduais. “[A estiagem] já está afetando a capacidade de pagamento dos produtores. Muitos produtores, numa época dessa, não precisariam comprar insumos para a alimentação do gado de leite, por exemplo, mas já estão há três ou quatro meses com esta despesa adicional e dependem de repactuação dos seus empréstimos até ganharem capacidade de pagamento para repor estes valores”, explicou.

A secretaria de Agricultura informou que, para receber os benefícios, os proprietários terão que adotar práticas indicadas pelo Programa Rio Rural, que promove a agricultura sustentável em 350 microbacias do estado. O programa começou a funcionar em 2008, e, com o apoio de recursos do Bird, entre outras ações, houve a preservação de nascentes, o replantio de matas ciliares e ações de manejo sustentável.

* colaborou Nanna Pôssa, repórter do radiojornalismo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário