one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Operação coibirá venda e consumo de álcool a menores paulistas

Criado em 30/01/15 10h14 e atualizado em 30/01/15 11h34
Por Marli Moreira - Repórter da Agência Brasil Edição:Marcos Chagas Fonte:Agência Brasil

No período que antecede o carnaval e durante os cinco dias da folga prolongada em comemoração à data, haverá um reforço nas equipes de fiscalização do estado de São Paulo contra a venda e o consumo de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a megaoperação começa já neste final semana com a mobilização de 4.500 agentes das vigilâncias sanitárias estadual e municipais, incluindo servidores do Procon-SP .

Os fiscais vão agir disfarçados entre os foliões nas quadras de escolas de samba ou entre os consumidores de casas noturnas, percorrendo os bares para fazer valer a Lei Antiálcool para menores, que existe desde 2011 no estado.

No período de 13 a 18 de fevereiro, os agentes atuarão em bares, restaurantes e lanchonetes e outros serviços onde são comercializadas bebidas dentro ou nos arredores de sambódromos e nos pontos estratégicos onde ocorrerão os desfiles de blocos de rua e trios elétricos carnavalescos.

A fiscalização reforçada será estendida aos locais à beira-mar, em municípios dos litorais sul e norte paulista. Desde a implantação da Lei Antiálcool já foram aplicadas 2.051 multas em 742.885 estabelecimentos fiscalizados.

De acordo com a legislação, é proibido servir ou vender bebidas alcoólicas para menores, mesmo àqueles que estejam acompanhados pelos pais ou responsáveis. O descumprimento pode gerar multas aos infratores com valor superior a R$ 100 mil. Em caso de reincidência, os estabelecimentos podem ser interditados por 15 a 30 dias com risco de exclusão da lista de cadastrados como contribuintes do ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços].

A lei proíbe que bares, restaurantes, lojas de conveniência, entre outros locais, vendam, ofereçam ou permitam a presença de menores de idade consumindo bebidas alcoólicas no interior dos estabelecimentos, mesmo que acompanhados de seus pais ou responsáveis maiores de idade. Os fiscais coibirão o desrespeito à Lei Antifumo, que proíbe desde 2009 o consumo de produtos fumígeros em ambientes fechados e de uso coletivo.

Por meio de nota, a diretora do Centro de Vigilância Sanitária Estadual, Maria Cristina Megid, observou que a fiscalização é permanente mas, neste período, os trabalhos são intensificados em locais de grande fluxo de adolescentes e jovens. “Estudos apontam que, quanto mais cedo os jovens começam a beber, maiores são as chances de desenvolverem dependência química no futuro”, disse.

As denúncias sobre o descumprimento da lei podem ser feitas por meio do endereço eletrônico no site www.alcoolparamenoreseproibido.sp.gov.br ou ainda pelo telefone 0800-771-3541.

Editor Marcos Chagas

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário