one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Pesquisa indica Viracopos como aeroporto mais bem avaliado do país

Criado em 29/01/15 11h34 e atualizado em 29/01/15 11h35
Por Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil Edição:José Romildo Fonte:Agência Brasil

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), é o terminal mais bem avaliado do Brasil, segundo pesquisa de satisfação do passageiro divulgada hoje (29) pela Secretaria de Aviação Civil (SAC).

A pesquisa foi feita entre os meses de outubro e dezembro do ano passado e ouviu 12.992 passageiros de voos domésticos e internacionais em 15 aeroportos que respondem por 95% da movimentação em todo o país – Viracopos, Brasília, Galeão, Guarulhos, Confins, Natal, Congonhas, Fortaleza, Porto Alegre, Santos Dumont, Curitiba, Recife, Manaus, Salvador e Cuiabá.

Os viajantes responderam a perguntas relacionadas a 48 quesitos, incluindo parâmetros utilizados em avaliações internacionais como tempo de espera no check-in, oferta de transporte público, restituição de bagagem e limpeza dos banheiros.

Os dados mostram que 76% dos passageiros ouvidos consideraram os serviços bons ou muito bons, enquanto oito dos 15 aeroportos pesquisados alcançaram notas acima de 4 em uma escala de 1 a 5. A média dos aeroportos do país é 3,94. No quarto trimestre de 2013, período da primeira avaliação, a média era 3,84. A meta do governo é chegar à média 4.

De acordo com a SAC, o nível de confiança da pesquisa é 95% e a margem de erro, 5%. Desde que passou a ser realizada, no primeiro trimestre de 2013, esta é a primeira vez que um aeroporto concedido conquista o patamar de aeroporto mais bem avaliado do país.

Os números revelam que o aeroporto de Viracopos registrou média 4,29. Entre os itens mais bem avaliados estão a eficiência dos funcionários do check-in, com nota média 4,86; cordialidade, com nota 4,84; e tempo de fila na imigração e no guichê, com notas 4,82 e 4,49, respectivamente.

Logo atrás de Viracopos ficaram os aeroportos de Recife (4,28) e Curitiba (4,27). Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e Salgado Filho, em Porto Alegre, completam a lista dos cinco primeiros, com médias 4,19 e 4,16, respectivamente.

O último colocado na pesquisa foi o aeroporto de Cuiabá (MT), com nota 3,48, atrás do Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos (SP), o mais movimentado do país, e que obteve nota 3,73.

Para o ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, os números representam "o primeiro testemunho oficial de que os aeroportos que foram concedidos estão se esmerando para melhor atender o passageiro". Ele lembrou que, em comparação aos oito aeroportos que alcançaram média acima de 4, na primeira pesquisa, apenas quatro haviam registrado notas desse tipo.

Desde que passou a ser feita, a pesquisa já ouviu 145.962 passageiros. As perguntas são aplicadas nas salas de embarque e desembarque, após o passageiro ter passado por todas as etapas da viagem.

Editor José Romildo
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário