one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Pesquisa mostra melhora no índice de qualidade de vida na capital paulista

Criado em 22/01/15 15h34 e atualizado em 22/01/15 15h55
Por Daniel Mello - Repórter da Agência Brasil Fonte:Agência Brasil

Metrô

Pesquisa mostra que para paulistano a avaliação dos transportes e da mobilidade melhoraramArquivo/Agência Brasil

O Índice de Bem-Estar na Cidade de São Paulo aumentou de 4,8 pontos em 2013 para 5,1 pontos em 2014. O indicador é medido em uma escala de 1 a 10 a partir de 169 itens abordando 25 temas. Apesar da melhora no índice geral, temas considerados prioritários pela população registraram queda e alguns estão abaixo da média de 5,5 pontos. No total, 139 itens ficaram abaixo desse patamar, 28 acima e dois com a nota média. A avaliação dos transportes e mobilidade melhorou.

Essa é a 6ª edição da pesquisa da Rede Nossa São Paulo com 1.512 maiores de 16 anos, divididos proporcionalmente por todas as regiões da capital. O levantamento foi feito entre 24 de novembro e 8 de dezembro de 2014.

O índice varia de acordo com as regiões e bairros. Na região oeste da capital ele chega a 5,6 e no centro a 5,3. No extremo norte da cidade, o índice é 4,5 pontos e nos bairros mais afastados da região sul em 4,7. O número de entrevistados que disseram que deixariam a cidade se pudessem ficou em 57%. A pesquisa mostrou que 40% dos entrevistados não têm a intenção de sair de São Paulo.

O tema transportes e mobilidade avançou de 3,9 pontos no levantamento anterior para 4,1. O tempo de espera dos ônibus teve nota 0,5 ponto melhor e ficou em 4,4. O tempo de deslocamento na cidade também teve uma avaliação mais positiva e saiu de 3,7 para 4,1. A tarifa do transporte público teve nota 4, melhora de 0,1 ponto percentual quando comparada com 2013. A pesquisa foi feita antes do aumento no preço das passagens de R$ 3 para R$ 3,50. Em relação a quantidade de ciclovias, a nota subiu de 4,2 para 4,6 pontos.

 

 

Condomínio do Programa Minha Casa, Minha Vida, em Guadalupe, zona norte do Rio, invadido na noite de domingo (9) com ajuda de criminosos armados. A Justiça determinou a reintegração de posse (Tomaz Silva/Agência Brasil)

Os quesitos habitação e políticas de aquisição da casa própria caíram na avaliação dos entrevistados  Arquivo/Agência Brasil

A percepção da população em relação à habitação caiu 0,2 ponto e ficou com nota 4,4. A área é considerada a quarta mais importante pelo paulistano. Nesta área pesou o item políticas de aquisição da casa própria, que perdeu 0,2 ponto e está em 3,9 pontos. O quesito qualidade da sua moradia também teve redução de 0,4 ponto e registrou 5,8 pontos.

Apesar de acima da média, a nota do tema trabalho caiu de 6,1 em 2013 para 5,8 neste último levantamento. A percepção sobre a renda individual perdeu 0,5 ponto e teve nota 5,3. A perspectiva de crescimento profissional oscilou de 0,3 negativamente e ficou com nota 6,2.

O prefeito Fernando Haddad disse que a administração municipal costuma trabalhar com dados mais objetivos, como o número de reclamações, para avaliar a qualidade dos serviços. No entanto, ele destacou que o levantamento ajuda a entender a percepção que a população tem dos serviços. “Nós trabalhamos com indicadores mais objetivos, com número de reclamações. Isso nos dá uma outra métrica para avaliar se o serviço está melhorando ou não”, ressaltou após participar do lançamento da pesquisa.

Sobre as tarifas do transporte, que tem sido alvos de protestos nas últimas semanas, Haddad disse que a prefeitura tem buscado fazer ajustes graduais. “Acho que é uma preocupação legítima. Nós estamos ampliando os benefícios a cada ano. No passado, foi o bilhete mensal e o passe do idoso. Este ano, o passe livre para estudante. Nós estamos tentando atender as categorias mais vulneráveis em um processo gradual”.

Um novo protesto contra o aumento das passagens do transporte público foi convocado para amanhã (23), pelo Movimento Passe Livre (MPL).

Editor Marcos Chagas
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário