one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O investigador encarregado, tenente-coronel Raul de Souza, apresenta dados sobre a investigação do acidente com a aeronave que vitimou o então candidato à Presidência da República, Eduardo Campos (José Cruz/Agência)

Imagem:

Compartilhar:

Relatório do Cenipa é inconclusivo sobre causas de acidente com avião de Campos

Criado em 26/01/15 18h50 e atualizado em 26/01/15 19h13
Por Pedro Peduzzi Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) descartou algumas das hipóteses sobre o que teria causado o acidente aéreo que vitimou, no dia 13 de agosto de 2014, em Santos, São Paulo, sete pessoas – entre elas o então candidato à Presidência da República, Eduardo Campos. Uma das possibilidades com as quais trabalham os investigadores é a de falha humana ou operacional, mas isso só poderá ser confirmado com o avançar das investigações.

Coordenador da investigação, o tenente-coronel Raul de Souza informou que até o momento “não há conclusão” sobre o acidente e que, terminada a fase de coleta de dados, “nenhuma hipótese foi criada” sobre o acidente com a aeronave PR-AFA. Apesar de, até o momento, a Aeronáutica não ter apresentado oficialmente algo mais conclusivo sobre a causa do acidente, o chefe do Cenipa, brigadeiro Dilton José Schuck, disse que, nas investigações primárias, constatou-se que, apesar de habilitada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a tripulação da aeronave [piloto e co-piloto] “não tinha concluído o treinamento específico de transição” da aeronave Cessna C-560 para o modelo envolvido no acidente (C-560 XLS+).

Segundo o brigadeiro, uma portaria da Anac publicada no dia 3 de julho de 2014 previa a necessidade desse treinamento. “Mas isso pode apontar apenas uma condição de risco e não pode ser apontado como a causa do acidente”, enfatizou Schuck pouco antes de informar que o piloto, após arremeter o pouso, "fez trajeto diferente do previsto na Carta [de Voo]".

No balanço apresentado hoje pelo Cenipa, o tenente-coronel descartou algumas hipóteses sobre a causa do acidente. Segundo Raul de Souza, não houve colisão com aves, nem com veículos aéreos não tripulados (Vant), como drones. As investigações indicam ainda que o primeiro impacto ocorreu na parte de baixo da aeronave. Também foi descartada a ocorrência de incêndio durante o voo ou colisão com obstáculo em voo.

Na segunda fase de investigações, iniciada após a coleta de dados, as informações obtidas serão analisadas e as conclusões finais sobre o acidente só serão apresentadas ao final da terceira fase. Segundo as autoridades, não há ainda previsão sobre quando isso acontercerá.

O Investigador Encarregado, Tenente-Coronel Aviador Raul de Souza, apresenta dados sobre a investigação do acidente com a aeronave que vitimou o ex-candidato à Presidência da República, Eduardo Campos (José Cruz/Agência

O Investigador Encarregado, Tenente-Coronel Aviador Raul de Souza, apresenta dados sobre a investigação do acidente com a aeronave que vitimou o ex-candidato à Presidência da República, Eduardo Campos (José Cruz/Agência Brasil)

 

 

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário