one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Arquitetos britânicos elogiam obras de revitalização da zona portuária do Rio

Criado em 04/02/15 16h20 e atualizado em 04/02/15 16h22
Por Da Agência Brasil Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

 

Rio de Janeiro - O prefeito Eduardo Paes inaugura sala de visitação do Museu do Amanhã, em construção no Pier Mauá, zona portuária do Rio (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

O Museu do Amanhã, em construção no Pier Mauá, zona portuária, foi uma das obras visitadas pelos arquitetos do Reino Unido Tânia Rêgo/Agência Brasil

Arquitetos do Royal Institute Of British Architects (Riba), do Reino Unido, e do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RJ) percorreram hoje (4) as obras de revitalização da zona portuária do Rio, o chamado Porto Maravilha, no centro da capital fluminense. 

Durante a visita técnica, o diretor Iinternacional do Riba, Marcus Delley acompanhou as obras do túnel da Via Binário, do Passeio Marítimo e o Museu do Amanhã. Nos próximos dias, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, deve anunciar o prazo de conclusão das obras. 

"Esta é a primeira de uma série de visitas que faremos. Os projetos que vi estão em fase inicial, mas parecem úteis e de muito valor, especialmente o túnel que desafoga o tráfego em diversas áreas importantes da cidade, o que é algo positivo. O Museu do Amanhã é bastante promissor e será interessante vê-lo concluído. Por enquanto, tivemos uma pequena amostra do que será", avaliou Delley.

Arquitetos brasileiros informaram a Marcus Delley que apenas uma via do túnel da Via Binário é utilizada. Acrescentaram que, quando estiver concluído, ele permitirá o tráfego diário de 55 mil veículos. Outra área visitada pelo diretor da Riba foi o Passeio Marítimo, parte do projeto Porto Maravilha.

De acordo com o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Porto do Rio de Janeiro (CDURP), Alberto Silva, a extensão do passeio, no trecho do elevado da  Perimetral, demolido em 2014, possibilitará, após o término das obras de revitalização, o reencontro com a paisagem da Baía de Guanabara.

"É um verdadeiro resgate da arquitetura da cidade. Cariocas e visitantes redescobrem construções como Moinho Fluminense, Edifício Paranapanema e Mosteiro de São Bento. A prioridade ao pedestre tem como símbolo maior a retirada da Perimetral e a liberação da frente marítima", disse Silva.

Após o término das obras, a região receberá diversos empreendimentos comerciais, o que preocupa o presidente do IAB-RJ, Pedro da Luz Moreira. Segundo ele, há necessidade da área ter mais empreendimentos habitacionais, pois as torres corporativas reproduzirão o modelo do centro da cidade. Conforme Moreira, a região acaba tendo um uso estabelecido, que é o comercial, e a infraestrutura instalada acaba morrendo.

"A cidade melhor é a de múltiplos usos, não especializada no uso de grandes corporações. Todo investimento público acaba não realizando a cidade que queremos. Ela acaba sem uso nos fins de semana. Fica uma cidade morta. Misturar o uso habitacional às torres corporativas é importante. Estamos cobrando do governo municipal para que ele esteja atento e incentive o capital imobiliário", concluiu Moreira.

Editor Armando Cardoso
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário