one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Deslizamento deixa 23 famílias isoladas no litoral norte paulista

Criado em 02/02/15 18h13 e atualizado em 02/02/15 18h59
Por Camila Boehm Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

As chuvas que atingiram o litoral norte de São Paulo na manhã de hoje (2) deixaram 23 famílias isoladas em Juquehy, cidade de São Sebastião. Um deslizamento de terra interditou o único acesso ao local onde vivem as famílias. No início da tarde, o local foi liberado.

Técnicos do Instituto Geológico (IG), da Secretaria do Meio Ambiente do Estado, e da Defesa Civil Estadual avaliarão a área para verificar se há risco de novos deslizamentos. Até as 17 horas desta tarde, a avaliação ainda não havia ocorrido.

Da noite de sexta-feira (30) até ontem (1º), a precipitação acumulada chegou a 265 milímetros na cidade, equivalente a três meses de chuva.

Por causa da intensidade e da longa duração das chuvas, a Defesa Civil Estadual registrou alagamentos e deslizamentos nos bairros de Juquehy, Boiçucanga, Itatinga, Centro, Enseada, Canto do Mar e Jaraguá.

No sábado (31), houve desabamento parcial do cômodo de uma casa no Bairro de Boiçucanga. De acordo com a Defesa Civil do estado, não houve necessidade de remoção dos moradores. Em Juquehy, foram registrados alagamentos de vias e quedas de árvores sobre dois veículos, além de pequeno deslizamento de terra, que bloqueou o acesso a dois condomínios residenciais. 

Conforme a Defesa Civil do município, a previsão é de mais chuva isolada de moderada a forte. Uma nova frente fria também é esperada para a madrugada de quarta-feira (4). “Isto nos preocupa, porque o solo está bem encharcado, podendo causar mais deslizamentos”, afirmou, por meio de nota, o chefe do órgão, Carlos Eduardo dos Santos.

Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem, o Km 113 da Rodovia Rio-Santos (SP-55) ficou interditado na manhã de hoje, sentido Ubatuba, por causa de alagamentos na região de São Sebastião.

O tráfego foi liberado às 11h30. No km 147, trecho de Toque Toque, permanece a operação Pare e Siga para obras na pista.

Caraguatatuba, outra cidade do litoral norte, também sofreu com as chuvas. Desde sábado (31), foram confirmados cinco pontos de deslizamentos nos bairros de Casa Branca, Jaraguazinho e Olaria. A Defesa Civil do município informou que cinco casas estão interditadas, mas que não houve dano na estrutura das construções.

Como o tempo na região está fechado e pode chover mais, a decisão é que, por enquanto, as famílias não retornem para as residências, porque podem ocorrer novos deslizamentos. Duas famílias estão em casas de parentes e outras três foram levadas para um abrigo municipal.

Desde sábado, a cidade acumulou 193 milímetros de precipitação e está em estado de alerta para alagamento e deslizamento.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário