one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Bloco do Rio homenageia cantor Michael Jackson

Imagem:

Compartilhar:

Distribuidoras de energia do Rio alertam foliões para riscos de choque elétrico

Criado em 12/02/15 18h05 e atualizado em 12/02/15 18h42
Por Alana Gandra Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

As distribuidoras de energia do estado do Rio de Janeiro estão preocupadas com os riscos de acidentes elétricos envolvendo foliões durante o carnaval. O engenheiro Sérgio Carvalho, responsável técnico da Ampla, concessionária que fornece energia elétrica para 2,8 milhões de clientes em 66 municípios fluminenses, disse que o grande risco no carnaval é com os carros de som e trios elétricos, para os quais recomendou que respeitem a altura limite para não tocar em fios da rede elétrica. “Não é só a questão do risco de choque”, alertou, chamando a atenção também para o perigo de queda de pessoas que dançam nesses carros, de modo a evitar acidentes fatais. De acordo com a concessionária, o limite seguro é que o folião no alto do trio fique a 2,4 metros da rede elétrica.

O gerente de Operação da Light, Alexandre dos Santos Pereira, compartilha da mesma opinião do colega da Ampla. Ele acrescentou que esse tipo de veículo deve evitar passar em ruas que tenham redes elétricas, para garantir a segurança dos foliões que ali sobem para brincar. A Light responde pelo abastecimento de 4 milhões de unidades consumidoras na capital fluminense e mais 30 municípios do estado.

Nas localidades em que há superpopulação, Sérgio Carvalho disse que o certo é não sobrecarregar o equipamento chamado T, conhecido como “benjamim”. ”Não devem colocar vários equipamentos porque isso pode provocar derretimento do material, gerando até princípio de incêndio”. Além disso, a sobrecarga de um T aumenta automaticamente o consumo de energia.

Carvalho alertou também para a montagem de andaimes e estruturas metálicas, como palcos, embaixo de redes elétricas, para evitar choques. Um contato mínimo com fios pode ter consequências negativas, advertiu. Abordou também a questão das ligações clandestinas que sobrecarregam a rede elétrica e prejudicam o fornecimento de energia. “Podem gerar uma interrupção ou mesmo o rompimento do fornecimento”, disse.

Outra dica importante para quem estiver em regiões litorâneas e andar com o corpo molhado e os pés descalços é que a água é condutora de corrente elétrica. Em áreas descobertas, principalmente, deve-se estar atento à ocorrência de raios que podem causar choques e até matar. Tanto Sérgio Carvalho como Alexandre Pereira alertaram que, antes de sair de casa, as pessoas devem desligar todos os aparelhos elétricos, mesmo aqueles que ficam no modo stand-by porque também consomem energia. Essa medida traz mais segurança e evita riscos de curto-circuitos e incêndios, além de diminuir o valor da fatura.  

Alexandre Pereira destacou que as pessoas devem ter cuidado também com a novidade que é o “pau de selfie” (poste de câmera), tendo atenção para não chegar próximo da rede elétrica e ter alguma descarga quando esticarem o braço para fotografar.

“Não devem usar,  de forma alguma, serpentina metálica, porque ela conduz energia, nem colocar enfeites em postes e cabos da rede. Não [devem] soltar fogos de artifício próximo da rede elétrica. Se forem pendurar algum enfeite em casa, usar  fitilho de plástico e não usar nenhum equipamento metálico. Essas dicas são importantes com relação ao risco de energia elétrica”, sugeriu.

Alexandre Pereira informou ainda que a Light efetuou antecipadamente um plano de manutenção  nas redes e estruturas da companhia. No Sambódromo do Rio de Janeiro, foram feitas também manutenções preventivas focando em circuitos que atendem à região e  aumentando a quantidade de recursos para suprir as necessidades de energia durante os desfiles das escolas.

As duas concessionárias também montaram um esquema especial para atendimento aos clientes durante o carnaval. A Ampla Energia e Serviços, por exemplo, manterá mil profissionais distribuídos em 328 equipes que atuarão em pontos estratégicos, visando ao atendimento emergencial. Já a Light disponibilizará 750 profissionais.

A Ampla atende também ao norte e noroeste do estado, à região serrana, à Costa Verde e à região dos Lagos, que nesse período, costumam receber um grande número de turistas, o que provoca sobrecarga de energia. O engenheiro Sérgio Carvalho disse que a Região dos Lagos vai contar com uma subestação móvel, que tem capacidade de gerar energia para consumo de uma cidade de 30 mil habitantes.

Além disso, a área de atendimento ao cliente da empresa funcionará 24 horas por dia com a Central de Relacionamento disponível pelo número gratuito 0800 28 00 120 e também pelas redes sociais. As lojas de atendimento estarão fechadas durante todo o feriadão, retornando apenas na Quarta-Feira de Cinzas (18).

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário