one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Dragagem do Porto do Rio de Janeiro vai custar R$ 210 milhões

Criado em 24/02/15 20h55 e atualizado em 24/02/15 20h55
Por Da Agência Brasil Edição:Jorge Wamburg Fonte:Agência Brasil


O ministro da Secretaria de Portos, Edinho Araújo assinou hoje (24) a ordem de serviço básico de dragagem do Porto do Rio de Janeiro, que será executada pelo  Consórcio Van Oord/Boskalis, está orçada em R$ 210 milhões e vai ampliar o acesso da infraestrutura aquaviária ao complexo portuário do estado.

Segundo o Edinho Araújo, a obra é de grande importância, já que mexe também com a economia do país e do estado. “Com a adequação do porto para navios de 345 metros de comprimento, vamos ter condições de receber navios de grande porte e isso é fundamental para a economia do país, principalmente para o Rio de Janeiro”, afirmou o ministro.

O ministro explica que essa é uma obra fundamental para o crescimento da exportação e importação no porto. “Consideramos esse momento positivo, uma nota importante para importação e exportação brasileira tendo em vista as demandas que ocorreram ao longo desse tempo. A Secretaria de Portos da Presidência da República obedece uma orientação no sentido de capacitar cada vez mais nossos portos tornando os competitivos nesse momento importante e singular na vida econômica do país” completou.

A obra envolve a dragagem de ampliação da geometria do Canal de acesso, a bacia de evolução e o acesso aos berços de acostagem. Além disso, o Porto do Rio também terá o fornecimento e instalação de novos cabos submarinos de energia elétrica, e de sistema de geração de energia em emergência, novos alimentadores de energia e de nova adutora de água potável à Marinha do Brasil.

O prazo de execução dos projetos básicos e de execução é de 5 meses e das obras de dragagem e derrocamento é de 9 meses, porém o contrato é de 20 meses para a conclusão da obra. A profundidade atual de 15 metros será obtida também na ampliação da bacia de evolução e do canal de acesso.


 

Editor Jorge Wamburg
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário