one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Carnaval do Rio 16 de fevereiro

Imagem:

Compartilhar:

Entenda como funciona o julgamento e os quesitos das escolas de samba

Criado em 18/02/15 08h29 e atualizado em 09/02/16 12h13
Por Akemi Nitahara Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Dez! A nota é dez! O clima tenso na hora de abrir os envelopes e anunciar, nota por nota, cada quesito das escolas de samba na Quarta-Feira de Cinzas envolve o trabalho criterioso de 36 julgadores, que são previamente treinados pela Liga Independente das Escola de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) e se comprometem a manter o sigilo sobre as notas.

TV Brasil transmite Desfile das Campeãs 2016 de São Paulo e do Rio de Janeiro

De acordo com a Liesa, eles são indicados pessoalmente pelo presidente da liga e todos ficam nas cabines de julgamento, sem contato com outras pessoas, onde permanecem durante todo o desfile, nos dois dias, e não podem fazer uso de telefone, rádio ou televisão. São quatro cabines, cada uma com um juiz para cada quesito.

Cada juiz fica encarregado de apenas um quesito e não pode dar a sua nota influenciado por outras partes do desfile. Por ser um julgamento de expressões artísticas, o trabalho é subjetivo, porém deve ser isento de emoções e manter o distanciamento crítico, inclusive das reações do público e de comentaristas.

As notas variam de 9 a 10, de forma decimal e caso não seja 10, é preciso justificar por escrito, inclusive a aplicação de penalização prevista no regulamento que implica na perda de décimos. Ao término do último desfile, na madrugada de terça-feira, as notas são lacradas e entregues à Liesa. Na hora da apuração, na Quarta-Feira de Cinzas, a menor nota de cada quesito é excluída, ou seja, dos quatro julgadores, três notas entram na contagem.

Quesito Bateria

Para o quesito Bateria são levados em conta a manutenção e sustentação da cadência com o samba-enredo, a “perfeita conjugação de sons” dos instrumentos, a criatividade e a versatilidade. Devem ser desconsideradas eventuais panes no sistema de som, a utilização de instrumentos de sopro ou a não parada nos recuos, que não são obrigatórias.

Quesito Samba-enredo

No quesito Samba-Enredo são avaliadas a letra e a melodia, levando em conta a riqueza poética, a beleza e o bom gosto, além da capacidade da harmonia musical facilitar o canto e a dança dos componentes.

Quesito Harmonia

O quesito Harmonia analisa o entrosamento entre o ritmo e o canto, considerando a igualdade do canto pelos componentes em consonância com o puxador e a manutenção da tonalidade.

Quesito Evolução

A Evolução é a progressão da dança de acordo com o ritmo do samba executado pela bateria. O julgador deve analisar a fluência da escola na avenida e a espontaneidade, criatividade e empolgação dos componentes, penalizando atrasos, retrocessos, correria e buracos desnecessários entre as alas.

Quesito Enredo

O Enredo é a criação e apresentação artística do tema ou conceito escolhido pela escola de samba. O julgador deve analisar a capacidade de compreensão do tema proposto com as fantasias e alegorias levadas à avenida, bem como a criatividade e sequência da apresentação.

Quesito Alegorias e adereços

O quesito Alegorias e Adereços engloba os elementos cenográficos sobre rodas ou não, que devem ser julgados de acordo com a concepção e adequação ao tema, bem como a criatividade, impressão causada e o acabamento e cuidado na confecção e decoração. Nesse quesito também são avaliados os destaques e componentes que estejam nos carros alegóricos.

Quesito Fantasias

O quesito Fantasia julga a adequação dos vestuários dos componentes ao tema proposto para cada ala, bem como a uniformidade dos detalhes entre os componentes.

Quesito Comissão de frente

A Comissão de Frente é julgada de acordo com a concepção e a capacidade de causar impacto em sua função de saudar o público e apresentar a escola na avenida, levando em conta a coordenação, o sincronismo e a criatividade. É obrigatória a apresentação em frente às cabines de julgamento.

Quesito Mestre-Sala e Porta-Bandeira

O último quesito é o casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira. É avaliada a adequação da roupa para a dança, bem como a beleza e o bom gosto. A dança não deve ser o samba e sim um bailado no ritmo do samba, com graça, leveza e harmonia entre o casal.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário