one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Especialistas apontam perspectivas para a falta de água no país

Criado em 09/02/15 17h16 e atualizado em 09/02/15 19h28
Por Portal EBC

Em bate-papo com o Portal EBC nesta segunda-feira (9), o professor Marcos Freitas, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Maurício Broinizi, da Rede Nossa São Paulo, responderam a perguntas sobre a atual falta de água no Sudeste e sobre perspectivas para a crise. Racionamentos pesados e dessalinização da água foram apontados como possíveis soluções para a crise para os próximos anos.

Para Marcos Freitas, além de procurar novas fontes de água para abastecer a população, o governo deve atentar para problemas antigos, como a poluição e o desperdício na distribuição. Freitas ainda apontou a falta de planejamento das concessionárias, o aumento das áreas de irrigação na agricultura e o crescimento da população como fatores que contribuíram para a situação atual.

Broinizi disse que é fundamental que a população receba informações adequadas sobre o problema. "Precisamos de campanhas de orientação com muito mais informações, inclusive para que a população saiba buscar alternativas por conta própria, como captação e reuso de água". 

Questionado sobre perspectivas para o abastecimento no Sudeste para daqui a cinco anos, Freitas disse que, se não forem tomadas medidas mais duras, até a dessalinização de água poderá ser adotada. Para Broinizi, a situação é gravíssima. "A era da abundância e do desperdício de água no Sudeste acabou; vamos ter que economizar muito e talvez entrar em racionamentos pesados", completou. 

 

Assista ao bate-papo na íntegra:

:

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário