one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Foliões devem ter cuidado com os pés e usar tênis, alerta especialista

Criado em 02/02/15 17h40 e atualizado em 02/02/15 17h47
Por Da Agência Brasil Edição:Jorge Wamburg Fonte:Agência Brasil


Com a aproximação do carnaval, que começa dentro de duas semanas, o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into), do Rio de Janeiro, alerta os foliões que frequentam os blocos da cidade a terem cuidado com os pés, com o uso de calçados adequados, como o tênis, para evitar traumas ou ferimentos.
Segundo o ortopedista do instituto, Vítor Miranda, o tênis é a melhor opção porque oferece maior proteção contra traumas, além de ser mais estável e proteger contra possíveis torções. “Os foliões devem utilizar o tênis mais confortável que tiverem e com o qual estejam acostumados. Os tênis novos podem causar bolhas", ensina Vítor Miranda.
"Para as mulheres que gostam de usar sapatos de salto alto e sandálias quando vão a um bloco, qual o grande risco? Primeiro, é o trauma:  topada, pisão, torção. O calçado que protege mais é o tênis, como o de corrida, com uma sola mais grossa e algum tipo de amortecimento. Além de proteger das coisas do chão, como a sujeira, pisada dos outros e topada no meio fio, previne torções porque que é calçado mais estável.
Outra preocupação do especialista é com as pessoas que já tiveram uma lesão anterior poucos meses antes do carnaval. Vítor explica que, nesse caso, a pessoa deve conversar com o médico que a acompanha para uma avaliação individualizada. O principal cuidado para quem está nesta situação e quer ir aos blocos é a proteção do tornozelo com dispositivos que podem ser comprados no comércio.
"Se a pessoa torceu o pé há 6 meses, tem uma dor no tornozelo e que ir ao bloco, terá que proteger o local, basicamente. Existem no mercado diversos dispositivos, estabilizadores de tornozelos, que ela pode usar, sem prescrição médica. Se tem um sintoma frequente e muita dor, eu recomendo procurar um médico porque pode estar forçando a barra, numa situação em que o diagnóstico pode mudar totalmente a conduta com relação a isso. As vezes, precisa operar e não sabe porque nunca procurou um médico", diz Vítor Miranda.

De acordo com o Into, a utilização de chinelos, que é frequente no dia a dia e nas praias, também não oferece proteção e deve ser evitada em blocos. Se o divertimento exigir demais dos pés, é recomendado fazer compressas de gelo ou de calor para aliviar a dor. No caso de dores muito fortes e persistentes no pé, a pessoa deve procurar atendimento médico mais próximo da residência.
Além do cuidado na hora de escolher o calçado mais adequado para brincar nos blocos de carnaval, em locais de muita aglomeração os foliões devem ter atenção para não pisar em cacos de vidro e em outros detritos no chão que possam ferir os pés. "Pisar no caco de vidro e machucar o pé, pode prejudicar o restante do carnaval. Um momento de alegria pode ser prejudicado por conta de um calçado inadequado", diz o especialista do Into.

Editor Jorge Wamburg
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário