one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Frescobol faz 70 anos e vira patrimônio imaterial do Rio de Janeiro

Criado em 09/02/15 20h28 e atualizado em 10/02/15 09h21
Por Agência Brasil Edição:Jorge Cesar Bellez Wamburg

Esporte que comemora 70 anos de criação em 2015, o frescobol foi reconhecido hoje (9) como patrimônio imaterial do Rio de Janeiro e a prática do esporte declarada como patrimônio cultural pelo prefeito Eduardo Paes. Após estudos do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), o reconhecimento considerou o frescobol como parte do estilo de vida da cidade e associado à paisagem cultural das praias do Rio.

O esporte entra para uma lista de bens imateriais que já conta com a bossa nova, as escolas de samba, os blocos carnavalescos Cordão do Bola Preta e Cacique de Ramos, entre outros.

Criado em1945 nas areias de Copacabana, por Lian Pontes, morador do bairro, o frescobol é um esporte praticado nas principais praias cariocas. Semelhante ao tênis, mas sem o uso de rede, duas pessoas utilizam raquetes de madeira para rebater a bola com o único objetivo de não deixá-la cair.

Para o presidente da Associação Brasileira de Frescobol, Antônio Filho, o reconhecimento do esporte como patrimônio imaterial é um presente para a cidade e abre muitas possibilidades de projeto:

"É um reconhecimento para o Rio de Janeiro porque a cidade se apropria de um bem que é dela e deve se orgulhar de ter o frescobol, nascido aqui, como patrimônio. Isso vai agregar a mídia, a sociedade e vai abrir espaço para fazermos projetos sociais nas escolas, com grupos de idosos, de pessoas especiais e outros. O frescobol é esporte que abre muitas possibilidades. É um presente para cidade", disse.

Sucesso nas praias do Rio, o esporte passou a ter regras. Desde 2009, visando à segurança e um melhor convívio entre os praticantes do frescobol e os banhistas, a prefeitura do Rio estabeleceu que o esporte não pode ser praticado na beira da água entre 8h e 17h. Estudos feitos pelo IRPH resultaram em um vídeo produzido por atletas e praticantes que defenderam a importância do frescobol no cotidiano da cidade. Durante o levantamento de dados sobre a prática esportiva, o instituto constatou que as principais praias onde o esporte é praticado são a da Bica (Ilha do Governador), Flamengo, Copacabana, Diabo (Arpoador), Pepê e Posto 7 (Barra da Tijuca) e Posto 9 (Recreio dos Bandeirantes).

Para o presidente do IRPH, Washington Fajardo, ao mesmo tempo em que o frescobol é um esporte, é também um lazer e uma reunião social. Ele ressaltou que o esporte "está no DNA do Rio de Janeiro e faz parte do modo de vida e do estilo da cidade", e lembrou que, com a comemoração dos 450 anos do Rio, "é necessário preservar a memória cultural por meio de modos de expressão e de celebração dos cariocas."

A cidade do Rio de Janeiro possui 57 bens imateriais chancelados pelo município. De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), são considerados patrimônio imaterial práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas que as comunidades, grupos e indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário