one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Governo do Rio gasta R$ 2,5 milhões para recuperação de monumentos

Criado em 27/02/15 20h23 e atualizado em 27/02/15 20h25
Por Vladimir Platonow - Repórter da Agência Brasil Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

O custo do vandalismo pesa no bolso do contribuinte e nos marcos históricos da cidade do Rio de Janeiro, que, neste domingo (1º), completa 450 anos de fundação. A prefeitura repassa à Secretaria de Conservação R$ 2,5 milhões anuais para preservar 1,2 mil estátuas, monumentos e chafarizes da cidade, a maioria herdada do tempo em que o Rio era capital do Brasil.

Ano passado, 63 obras sofreram depredações graves, incluindo a estátua do escritor Carlos Drummond de Andrade, em Copacabana, e os monumentos de Estácio de Sá, no Parque do Flamengo, e do líder negro Zumbi dos Palmares, na Avenida Presidente Vargas.

Titular da pasta, Marcus Belchior lamentou os prejuízos com o patrimônio histórico da cidade e pediu mais cuidados da população. “Os monumentos não estão em perfeito estado de conservação, mas estamos lutando para isso, fazendo inventário e convocando a população. Precisamos muito da participação do cidadão. As pessoas que os destroem cometem crimes contra o patrimônio público.”

Como objetivo de aproximar a população e turistas dos símbolos da cidade, o secretário participou hoje (27) de evento na estátua do maestro Tom Jobim, recém-inaugurada, no Arpoador, zona sul do Rio. A secretaria instalou uma tenda com um câmera, permitindo que turistas registrassem e recebessem gratuitamente a imagem impressa.

Os próximos a serem visitados são os do escritor Carlos Drummond de Andrade e do músico Dorival Caymmi, em Copacabana, e do cantor e compositor Noel Rosa, em Vila Isabel.

“É um evento de carinho com a cidade do Rio de Janeiro, que faz 450 anos neste domingo. A função da Secretaria de Conservação é manter a estética da cidade. Já fomos capital da República e os monumentos representam muito bem isso. Somos a cidade brasileira com mais monumentos”, acrescentou.

Editor Armando Cardoso
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário