one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Iphan delimita áreas em Vitória e Vila Velha para preservar Convento da Penha

Criado em 05/02/15 11h27 e atualizado em 05/02/15 11h30
Por Ivan Richard - Repórter da Agência Brasil Edição:Valéria Aguiar Fonte:Agência Brasil

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) determinou hoje (5) a delimitação de diversas áreas nos municípios de Vitória e Vila Velha, no Espírito Santo, localizadas no entorno do Convento e da Igreja de Nossa Senhora da Penha, tombados como patrimônio histórico. A medida tem por objetivo evitar que sejam erguidas, sem autorização do órgão, construções ou qualquer tipo de estrutura que dificulte a visibilidade do santuário, erguido em 1568, em um penhasco a mais de 150 metros de altura.

De acordo com portaria publicada hoje no Diário Oficial da União, os locais a serem delimitados pelo Iphan são formadas por duas áreas, uma na capital do estado e outra em Vila Velha, tendo início no cruzamento dos eixos da Rua Gelu Vervloet dos Santos e da Avenida Dante Michelini, em Vitória.

Um dos principais pontos turísticos do Espírito Santo, o Convento e a Igreja Nossa Senhora da Penha foram tombados como patrimônio histórico nacional no ano de 1943. O complexo tem área superior 630 metros quadrados, que abrange uma série de outros monumentos, como a Gruta do Frei Pedro Palácios - formado pela natureza do monte onde fica o convento. Construído há 447 anos, o santuário tem o  interior revestido com madeira em cedro, entalhado pelo escultor português José Fernandes Pereira entre 1874 e 1879. Do convento é possível se ter uma visão panorâmica de Vila Velha, e de Vitória, além do Oceano Atlântico.

Editor Valéria Aguiar
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário