one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


cabo de rede internet marco civil

Imagem:

Compartilhar:

Ministério da Justiça retira da internet propaganda criticada por intenautas

Criado em 05/02/15 19h12 e atualizado em 05/02/15 19h25
Por Michèlle Canes Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

O Ministério da Justiça (MJ) retirou de sua página da rede social Facebook uma das peças da campanha “Bebeu, perdeu. Curta a adolescência sem beber”, que será lançada no carnaval. A ação foi tomada depois de uma série de comentários negativos na rede por parte dos usuários que acusam a campanha de conteúdo machista e de culpar as mulheres vítimas de violência pela agressão sofrida e não o autor do ato.  A foto traz três mulheres – duas delas rindo de outra - e a frase “Bebeu demais e esqueceu o que fez? Seus amigos vão te lembrar por muito tempo”.

Homens e mulheres se manifestaram contra o conteúdo da peça. “Campanha para culpar a vítima e não o agressor”, escreveu uma das usuárias. Outra pessoa alega que a campanha insinua que a mulher pode ser culpada pela violência que sofreu depois de ter bebido. Outro usuário critica o fato da hashtag, a qual chamou de vergonhosa, ainda estar sendo utilizada.

Em resposta às reações o MJ publicou em seu perfil um pedido de desculpas aos usuários.  “A campanha #‎BebeuPerdeu é muito mais do que isso. Nós nos equivocamos com a peça. Ela tem o objetivo de conscientizar jovens de até 24 anos sobre os malefícios do álcool. Atuamos em políticas públicas em conjunto com a Secretaria de Políticas para a Mulher contra a violência doméstica, o feminicídio e outras formas de violência contra a mulher. Pedimos desculpas pelo mal entendido e ao mesmo tempo contamos com a colaboração de todos na campanha. Abraços”. Mesmo com o pedido de desculpes, a postagem recebeu novas críticas.

Segundo o diretor de comunicação do MJ, Marcone Gonçalves, a peça estava equivocada e por isso houve uma incompreensão do material.  Ele afirma que, apesar do ministério permanecer com a campanha, todo o conteúdo das peças será reavaliado. Gonçalves acredita que as reações foram salutar. "O ambiente democrático das redes sociais é para isso. A crítica é fundamental para o MJ fazer mais e fazer melhor ". O tema deste ano retoma a campanha feita no carnaval de 2014 e, segundo a assessoria, foi a responsável por agregar cerca de 400 mil usuários ao perfil do ministério no ano passado. A ideia é mostrar situações que podem ser causadas pelo excesso de consumo do álcool. Ainda segundo a assessoria, a campanha será lançada no carnaval e divulgada até o fim deste ano em diferentes eventos.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário