one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Manifestantes sem-teto protestam no Viaduto do Chá, no centro da capital paulista, contra a ação de despejo da ocupação Portal do Povo, no Morumbi, que ocorreu na manhã de ontem (28).

Imagem:

Compartilhar:

MTST protesta por falta de água na periferia de São Paulo

Criado em 26/02/15 21h31 e atualizado em 26/02/15 22h26
Por Camila Boehm - Repórter da Agência Brasil Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) manifestou-se hoje (26) contra a falta de água tratada na periferia de São Paulo. A marcha teve concentração no Largo da Batata e saiu, às 18h30, em direção ao Palácio dos Bandeirantes.

O objetivo era levar uma pauta de reivindicações ao governador Geraldo Alckmin, incluindo pedido de programa emergencial de distribuição de caixas d'água, cisternas e abertura de poços artesianos nas periferias; transparência na divulgação da qualidade da água da Represa Billings; nenhum ajuste tarifário; rompimento de contratos de consumo de água que favoreçam grandes empresas; e isonomia para estabelecer rodízio, por causa da denúncia de que rodízio mais severo já está sendo aplicado em mais de 30 bairros nas zonas sul, leste e região metropolitana, de acordo com o movimento.

Guilherme Boulos, representante do MTST, esperava que o governador recebesse o movimento, ao fim da caminhada, e atendesse às reivindicaçõess. Ele disse que "já vivemos racionamento nas periferias e região metropolitana", e o governo precisa reconhecer que o problema existe. Segundo Boulos, a política atual é de penalização das vítimas, que ficam sem água ou pagam multas caso aumentem o consumo, enquanto "o consumo efetivo é do agronegócio e da indústria".

Um caminhão-pipa estava à frente do ato, com pessoas em volta imitando uma escolta. Segundo Josué Rocha, do MTST, a alegoria era uma crítica ao momento que a Grande São Paulo está vivendo, por causa da falta de água e da violência policial. Tinha ainda uma banheira com chuveiro, ocupada por um boneco com a foto de Alckmin no rosto, além de faixas com mensagens pedindo água para a população.

A Polícia Militar (PM) acompanhava a passeata com um efetivo de aproximadamente 120 policiais. De acordo com a comandante da operação, major Dulcinéia Lopes de Oliveira, o trajeto seria pela Avenida Faria Lima e Ponte Cidade Jardim, até chegar ao palácio.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário