one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Polícia Civil do Rio unifica delegacias de homicídios no estado

Criado em 26/02/15 22h01 e atualizado em 26/02/15 22h00
Por Da Agência Brasil Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

O chefe da Polícia Civil, delegado Fernando Veloso, apresentou hoje (26), na Cidade da Polícia, zona norte do Rio de Janeiro, o novo departamento que agrupará as três delegacias de homicídios do estado: capital, Baixada Fluminense e Niterói. Com o objetivo de agilizar as investigações sobre os homicídios e fortalecer a integração entre as unidades, a Divisão de Homicídios será coordenada pelo delegado Rivaldo Barbosa.

Durante a apresentação, Veloso disse que a criação da Divisão de Homicídios representa uma padronização das rotinas seguidas pelas delegacias do setor. "A gente achou que seria melhor para a polícia que padronizássemos os procedimentos. Então, quando colocamos sob a coordenação de um mesmo diretor, a gente está padronizando a ação das três delegacias", disse. O delegado também ressaltou que a unificação fortalece as unidades, e que ações serão desencadeadas contando com as três delegacias ao mesmo tempo.

O processo de criação e unificação das delegacias em uma Divisão de Homicídios passou por estudo de oito meses, e gerou protocolo com mais de 180 páginas sobre as especificações de padronização. Segundo o delegado Rivaldo Barbosa, foram criados setores internos para atender as especificações de padronização, além de haver em cada delegacia um grupo especial para atender e tratar assuntos referentes ao combate à criminalidade.

"O Setor de Padronização de Perícia vai implementar o procedimento operacional padrão da polícia. O Setor de Atendimento à Vida fará atendimento ao autor confesso, às famílias da vítima e do autor, e a integração com os programas de proteção à testemunha. O Setor de Inteligência Estratégica vai analisar, através de escutas telefônicas e dados estatísticos, e preparar o campo para dizer exatamente onde cada delegacia vai atuar. O Setor de Capacitação criará um brevê, e todo policial que trabalha na Divisão de Homicídios terá que ser capacitado. Se ele não tiver o brevê, não estará apto a trabalhar na divisão", explicou Barbosa.

Sobre a meta da Divisão de Homicídios para a solução de casos, Barbosa informou que é necessário trabalhar juntamente com as outras forças para que os números diminuam. Ele disse que a quantidade de homicídios na capital do Rio teve queda, registrando média de 3,3% por dia no mês de janeiro. Porém, houve leve acréscimo na Baixada Fluminense. Já na Região dos Lagos, principalmente em Cabo Frio, o coordenador informou que haverá uma ação especial, mas não entrou em detalhe.

"Nosso grande objetivo hoje é concentrarmos todos os nossos esforços na Baixada Fluminense. Vamos focar para que a gente possa diminuir o número de homicídios naquela área e levar para a Divisão da Baixada essa mesma metodologia, reorganizando toda a estrutura de recursos humanos para que a gente possa investigar milícias e o tráfico de drogas", completou.

Editor Stênio Ribeiro
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário