one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Radar meteorológico apresenta defeito neste final de semana de chuva, no Rio

Criado em 02/02/15 12h35 e atualizado em 02/02/15 12h55
Por Agência Brasil Edição:Valéria Aguiar Fonte:Agência Brasil

O radar meteorológico do Centro de Operações da prefeitura do Rio (COR) ficou dois dias sem operar neste final de semana. O radar, que é um importante instrumento de detecção de chuvas na cidade, parou de funcionar na sexta-feira (30) e voltou a operar parcialmente ontem (1º).

Segundo o chefe-executivo do COR, Pedro Junqueira, as restrições que limitaram o monitoramento não impediram as ações. “Devido a essa situação, perdemos um pouco da capacidade de visualizar o acúmulo de chuva nas nuvens. Entretanto, temos recursos que nos permitem uma operação de contingência e assim está sendo feito até que ele volte a operar plenamente”, disse.

Junqueira explicou que o equipamento aguarda uma peça para reposição, que já chegou ao Brasil, mas passa pelos trâmites de desembaraço na alfândega. A previsão é de que o radar volte a funcionar normalmente até o fim desta semana. O aparelho continua funcionando em apenas uma posição, sem a possibilidade de obter imagens de outras regiões. 

De acordo com o COR, cerca de seis árvores caíram durante a forte chuva, na noite de ontem na cidade (1°) e mais de 50 pontos de alagamentos foram identificados em diversas vias. Um imóvel desabou no centro da cidade.

Com o alto índice pluviométrico, o município entrou em Estágio de Atenção por volta das 21h20. Segundo o COR, foram acionadas 11 sirenes do Sistema de Alerta e Alarme nas comunidades Nova Brasília, Palmeiras, Parque Alvorada, Cariri, Jardim do Carmo, Morro da Fé, Frei Gaspar, Caixa D’água, Sereno, Relicário e Vila Matinha; todas localizadas no Complexo do Alemão, na zona norte. Um dos protocolos de acionamento dos equipamentos registrou 40 milímetros em uma hora, o que pode deixar a encosta vulnerável a deslizamentos.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário