one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Reunião marca reaproximação "respeitosa" entre CFM e Ministério da Saúde

Criado em 04/02/15 18h02 e atualizado em 04/02/15 18h51
Por Aline Leal Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Depois de quase dois anos de relações rompidas, o Ministério da Saúde e o Conselho Federal de Medicina (CFM) se reuniram hoje (4) para discutir a agenda do ano. Segundo o ministro da Saúde, Arthur Chioro, foi uma reunião importante para uma reaproximação. “[A reunião significa] retomar o dialogo respeitoso, baseado no interesse público, com respeito ao que é papel de cada um”, disse o ministro.

Pouco depois do lançamento do Programa Mais Médicos, ainda com Alexandre Padilha à frente da pasta, as entidades médicas, entre elas o CFM, decidiram se retirar de câmaras e comissões técnicas do governo, incluindo o Conselho Nacional de Saúde. A justificativa da entidade é que o programa feria os direitos dos profissionais ao contratar médicos sem revalidação de diploma e que ele não os tinha consultados antes do lançamento.

Segundo Chioro, que completou um ano de pasta ontem, a reunião foi importante para marcar uma reaproximação respeitosa. “Uma coisa é você conversar, outra coisa é você ter os espaços institucionais, em que você dá regularidade à relação, ocupados, funcionando com normalidade, isso estava suspenso”, avaliou o ministro.

Chioro disse que hoje mesmo havia representante do CFM na reunião da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologia no SUS e, a partir de agora, outros conselhos voltarão a ter a presença da entidade.

Entre os temas abordados estiveram o aprimoramento das normas para estimular os partos normais e também ajustes nas normas para evitar irregularidades relacionadas a prescrição de próteses, denunciadas recentemente pelo programa Fantástico, da Rede Globo.

Para o ministro da Saúde, um dos pontos sugeridos pelo CFM para cessar as irregularidades com a indicação de próteses, o tabelamento de preços dos produtos, vai fazer parte da estratégia usada pelo governo, mas a solução do problema envolve uma ação mais ampla.

“Nós temos problemas na exportação, importação, na aquisição, distribuição, diretrizes e nos protocolos de indicação clínica de cada um desses procedimentos, na rastreabilidade”, avaliou o ministro, dizendo que não adianta atacar só nos preços.

O Grupo de Trabalho interministerial criado para regulamentar o setor está recebendo contribuições do setor privado, de entidades médicas e de sociedades de especialistas. “Vamos ouvir todo mundo”, disse o ministro.

Procurado pela Agência Brasil para comentar o assunto, o CFM não se manifestou até a publicação desta matéria.

Editor Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário