one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Serviços de transportes do Rio fazem esquema especial para o carnaval

Criado em 11/02/15 18h33 e atualizado em 11/02/15 18h35
Por Cristina Indio do Brasil - Repórter da Agência Brasil Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

Os serviços de transportes do Rio de Janeiro montaram esquema especial para atender aos usuários no período do carnaval, quando o movimento de passageiros aumenta. A recomendação do governo do estado e também da prefeitura do Rio de Janeiro é para que o folião utilize o transporte público.

O metrô vai funcionar 24 horas, e os trens vão circular desde as 5h de sexta-feira (13) até as 23h de terça-feira (17). Mas, por causa do desfile das escolas mirins neste dia, no Sambódromo, haverá extensão de embarque até 1h de quarta-feira (18), nas estações Central e Praça Onze.

Na Linha 2, a partir do meio-dia de sábado (14), os trens farão o trajeto direto entre as estações Pavuna, no subúrbio, e General Osório, em Ipanema. Com isso, os passageiros não terão necessidade de transferência para a Linha 1. No fim de semana, o esquema será repetido entre as 5h do sábado (21 e as 23h de domingo (22) para atender aos usuários que vão ao Desfile das Campeãs, no Sambódromo.

A passagem dos blocos vai alterar o funcionamento de algumas estações. No sábado (14), o desfile do Cordão da Bola Preta, tradicional bloco do carnaval carioca, provocará o fechamento, durante todo o dia, da Estação Cinelândia. O mesmo vai ocorrer na segunda-feira (16), por causa do desfile do bloco Sargento Pimenta. De sábado a terça-feira, entre  as 15h e as 20h, a Estação General Osório terá esquema diferenciado, com acessos exclusivos para embarque e desembarque.

Por questão de segurança, ficarão fechadas, dos dias 13 a 17, de 0h às 5h, as bilheterias das estações  São Francisco Xavier, Uruguaiana, Flamengo, São Cristóvão, Triagem, Maria da Graça, Inhaúma, Engenho da Rainha, Thomaz Coelho, Colégio, Coelho Neto, Acari/Fazenda Botafogo e Engenheiro Rubens Paiva. A compra das passagens pode ser feita nas máquinas de autoatendimento, com valor mínimo de recarga de R$ 5. A validade da carga dos cartões é de cinco anos, mas o cartão unitário tem validade de apenas dois dias.

Também por causa da segurança não será permitido embarcar com bicicletas, pranchas de surfe e grandes volumes, durante toda a operação especial de carnaval. Como prevenção de acidentes com fantasias e adereços, comuns nesta época do ano, as escadas rolantes das estações permanecerão desligadas.

Nas barcas, a expectativa da concessionária CCR Barcas, responsável pelo serviço, é de que 260 mil passageiros utilizem o transporte de sexta-feira a domingo, nas linhas com destino à Praça XV, no centro da cidade. Se o período for estendido até Quarta-Feira de Cinzas, a projeção aumenta para 368 mil passageiros em todas as linhas operadas pela concessionária.

No sábado e domingo, a linha Praça XV-Praça Arariboia, em Niterói, vai operar com intervalos de 30 minutos; as linhas do Cocotá, na Ilha do Governador, e de Charitas, em Niterói, não funcionam nos fins de semana; enquanto a linha da Ilha de Paquetá, na Baía de Guanabara, funcionará normalmente.

Na segunda-feira, os intervalos da linha Praça XV-Praça Arariboia serão de 20 minutos, das 5h40 às 10h, e das 16h às 20h, e passará para 30 minutos, das 10h às 16h, e das 20h às 23h30.

Além do sábado, a linha Praça XV-Charitas não vai operar na segunda-feira e na Quarta-Feira de Cinzas. Nestes dias, a concessionária vai fazer obras de adaptação das pontes, que receberão a embarcação Pão de Açúcar, primeira das nove novas barcas que reforçarão a frota do serviço de transporte aquaviário na Baía de Guanabara, encomendadas pelo governo do estado.

A procura por ônibus intermunicipais está grande. Os que têm partidas dos terminais de Campo Grande, Nilópolis, Nova Iguaçu e Alcântara já estão com 87,5% das passagens disponibilizadas para a Região dos Lagos, região serrana e Costa Verde.

As linhas extras começaram a operar hoje (11) no esquema adotado pela Secretaria de Estado de Transportes para período do carnaval. Desde o dia 3, quando as passagens começaram a ser vendidas, foram postos à venda 5,5 mil bilhetes. Os locais mais procurados são Paraty, Angra dos Reis e Cabo Frio.

O esquema, além de facilitar os usuários dos terminais, que reduzirão em cerca de uma hora o tempo de viagem, vai melhorar o atendimento aos passageiros que utilizam a Rodoviária Novo Rio, que concentrava os deslocamentos intermunicipais. O secretário de estado de Transportes, Carlos Roberto Osório, informou que as linhas regulares não sofrerão alterações. “Recomendamos que a compra de passagens seja feita de forma antecipada”, pediu.

Editor Stênio Ribeiro
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário