one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imunização tem como público crianças de 6 meses a 5 anos de idade

Imagem:

Compartilhar:

Surtos de sarampo no Brasil e nos EUA mostram problemas na imunização

Criado em 13/02/15 15h18 e atualizado em 13/02/15 15h26
Por Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil Edição:Marcos Chagas Fonte:Agência Brasil

Estevão, 2, e Emanuel Castelo Branco, 4, são vacinados durante a Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo e a poliomielite (Marcelo Camargo/Agência Brasil) Surtos de sarampo nos Estados Unidos e no Brasil sugerem que as taxas de vacinação contra a doença em algumas áreas estão abaixo do necessário, diz OMS (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Os recentes surtos de sarampo ocorridos nos Estados Unidos e no Brasil sugerem que as taxas de imunização contra a doença em algumas áreas estão abaixo do necessário para prevenir a propagação de casos importados nas Américas. A conclusão é da Organização Mundial da Saúde (OMS), que reforçou a importância dos países manterem altas taxas de cobertura vacinal no Continente.

 

O sarampo é considerado erradicado nas Américas desde 2002, uma vez que não há relatos de transmissão endêmica da doença na região desde então. Um comitê internacional de verificação fazia o trabalho de compilar dados e informações com o objetivo de declarar formalmente o Continente livre da doença.

De acordo com a OMS, a eliminação do sarampo nas Américas enfrenta grandes desafios. Até o momento, foram identificados 147 casos confirmados da doença em quatro países do Continente Americano este ano – 121 nos Estados Unidos –, todos ligados a um surto registrado no parque de diversões da Disneylandia, na Califórnia, em dezembro. Também ocorreram um caso no México, ligado ao surto americano, 21 no Brasil e quatro no Canadá.

Começa hoje (08) a Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo e a poliomielite (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Recomendação da OMS é que as crianças recebam duas doses da vacina contra o sarampo antes dos 5 anosMarcelo Camargo/Agência Brasil

Os casos no Brasil, segundo o órgão, são parte de um surto maior que começou em 2013 e já infectou mais de 700 pessoas, em 31 municípios. Os dados mostram que, entre 2003 e 2014, as Américas registraram um total de 5.077 casos importados de sarampo, a maioria em 2011.

Leia mais

OMS pede mais atenção ao sarampo

A vacina contra a doença, destaca a OMS, é usada há mais de 50 anos e tem sua segurança e eficácia comprovadas. Globalmente, a estimativa é que a imunização tenha prevenido cerca de 15,6 milhões de mortes entre 2000 e 2013.

A recomendação do órgão é que as crianças recebam duas doses da vacina contra o sarampo antes de completarem 5 anos e que os níveis de cobertura, com ambas as doses, sejam mantidos em 95% ou mais para prevenir a propagação de casos importados. Atualmente, cerca de 92% das crianças com 1 ano, nas Américas, recebeu a primeira dose da vacina.

Diante dos surtos recentes, a OMS orienta que os governos aconselhem os viajantes que vão à regiões onde há circulação da doença checarem seu cartão de vacinação. A recomendação só não vale para menores de 6 meses, que não devem ser vacinados. Os turistas devem ser informados sobre os principais sintomas do sarampo e o que fazer em caso de suspeita.

 

Outra medida é a sensibilização de profissionais de saúde para comunicar de forma imediata a suspeita de casos da doença, além de investigar contatos próximos do paciente e locais onde ele esteve na tentativa de interromper a cadeia de transmissão.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário