one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Atletas querem popularizar esportes pouco conhecidos nas Olimpíadas do Rio

Criado em 24/03/15 20h27 e atualizado em 25/03/15 13h49
Por Flávia Villela - Repórter da Agência Brasil* Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

A edição dos Jogos Olímpicos Rio 2016 terá 28 modalidades esportivas, mas muitas sequer são conhecidas pelo grande público brasileiro, como badmington e ginástica de trampolim. Ainda assim, o país não apenas tem atletas profissionais nessas modalidades como vai competir pela medalha de ouro.

Para a atleta Fabiana Silva, que concorrerá nos jogos de badmington – esporte parecido com o tênis – vai lutar por medalhas. Ela reconhece, contudo, que o ouro ainda é um sonho distante, mas espera que o evento ajude a divulgar e expandir o esporte no país.

“O intuito agora não é conseguir medalha – talvez para as próximas edições–, mas divulgar melhor a modalidade e fazer crescer o número de adeptos, e quem sabe, futuramente, apareça um campeão olímpico”, disse ela, que é a brasileira mais bem colocada no ranking da Associação Internacional de Badmington, na 56ª posição. Ela disse que o país avançou muito no esporte, e até conquistou medalhas nos dois últimos jogos panamericanos.

Badminton, ginástica de trampolim, hóquei sobre grama... confira os esportes olímpicos onde o Brasil pode fazer sua estreia em 2016:

 

Para a atleta de ginástica de trampolim, Marcela Martins, o primeiro desafio é fazer o público entender o que é o esporte. “Não é um esporte muito reconhecido, geralmente temos que explicar que é como um pula-pula, e as pessoas associam à cama elástica do parque”, explicou ela. A modalidade entrou para o programa olímpico nos Jogos de Sidney, em 2000. Por ser sede dos jogos em 2016, o Brasil garantiu representantes dessas modalidades nos jogos.

Já no hóquei sobre a grama, a estreia do Brasil não está garantida, a equipe precisa se classificar entre os seis primeiros nos Jogos Panamericanos de Toronto, Canadá, em julho. A seleção ficou sem lugar para treinar no país, por causa das obras em Deodoro, zona oeste do Rio de Janeiro, onde treinavam, e está passando uma temporada de quatro meses na Europa para se preparar para o Pan. O técnico Cláudio Rocha acredita que a classificação é um enorme desafio, porém bastante possível.

“Com o treinamento que vamos fazer agora, acho que as chances são bem grandes de conseguirmos uma colocação melhor do que a sexta posição”, disse ele.

Dois esportes também pouco populares por aqui voltarão a fazer parte dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro: o golfe, disputado em 1900, em Paris, e em 1904, em Saint Louis, nos Estados Unidos; e o rugby, disputado entre 1900 e 1924.

O golfe será disputado em stroke play (contagem de tacadas) em 72 buracos, 18 buracos por dia. Os 15 primeiros colocados nos rankings mundiais masculino e feminino, independentemente da nacionalidade, ganham as primeiras vagas. O restante será preenchido pelos melhores classificados, com limite de dois jogadores por país. A nação que tiver mais de dois jogadores entre os 15 primeiros pode exceder esse limite. Como o Brasil será sede em 2016, terá vaga no golfe.

O rugby tem elementos parecidos aos do futebol americano. São sete integrantes por time e a partida é dividida em dois tempos de sete minutos. Ganha quem fizer o maior número de pontos. Cada um deles feito quando um jogador apoia a bola com uma das mãos na área de pontuação do time adversário; com chute para a bola passar entre os postes, após entrar na área adversária; com chute durante a partida para a bola passar entre os postes; e com cobrança de penalidade, quando o time pode tentar um chute para a bola passar entre os postes.

A bola só é passada para o lado ou para trás, os avanços ocorrem com a bola nos braços dos atletas ou chutadas, e apenas o chutador e os jogadores que estiverem em linha ou atrás dele podem correr atrás da bola. A disputa dessa modalidade dura cerca de três dias, de acordo com a Associação Brasileira de Rugby, que registra 4.763 praticantes.


*Colaborou Igor Santos - Repórter da TV Brasil

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário