one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Fila de aeroporto

Imagem:

Compartilhar:

Anac dá orientações sobre direitos dos passageiros

Criado em 31/03/15 11h32 e atualizado em 31/03/15 11h38
Por Sayonara Moreno Fonte:Radioagência Nacional

Com a aproximação dos feriados da Páscoa e de Tiradentes, a busca por passagens aéreas aumenta e os aeroportos ficam lotados. Mesmo que tudo seja planejado, a chance de alguma coisa dar errado existe. E é por isso que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) faz recomendações importantes que podem ajudar na qualidade da viagem.

Entre elas: chegar ao aeroporto com antecedência, fazer o chek-in pela internet, verificar todos os documentos antes de sair de casa, identificar a bagagem para facilitar a localização na esteira, não despachar objetos de valor, e não ultrapassar o peso máximo para bagagens de mão.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Anac da orientacoes sobre direitos dos passageiros

Extravios de bagagem são cada vez mais comuns e causam transtornos, além de prejuízos aos clientes. A maquiadora Luciana de Deus vive em uma ponta aérea entre Brasília e o Rio de Janeiro. Ela conta que nos últimos três meses teve as malas extraviadas quatro vezes. Em uma das situações, Luciana recebeu a garantia da companhia aérea de que o volume extraviado chegaria no dia seguinte a Brasília, para onde viajou no período da copa do mundo. Mas ela ficou dois dias sem os pertences e chegou a perder o jogo do mundial. Por isso, a maquiadora resolveu processar a empresa. Como não houve conciliação, o caso está na justiça.

Em casos de extravio, dano ou furto de bagagem, a reclamação deve ser feita em até sete dias à empresa aérea. Mas a recomendação é isso seja feito o mais rápido possível. É o que explica o gerente de operações da Anac, Marcelo Lima.

Marcelo Lima explica que os clientes têm direitos assegurados em relação ao atraso ou cancelamento de voos a depender do tempo de espera.

Caso o voo seja cancelado, a empresa aérea deve realocar o passageiro no próximo voo de qualquer companhia. Reclamações podem ser feitas 24 horas por dia na ouvidoria da Anac no telefone 0800-725-4445.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário