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Anac dá orientações sobre direitos dos passageiros
Criado em 31/03/15 11h32
e atualizado em 31/03/15 11h38
Por Sayonara Moreno
Fonte:Radioagência Nacional
Com a aproximação dos feriados da Páscoa e de Tiradentes, a busca por passagens aéreas aumenta e os aeroportos ficam lotados. Mesmo que tudo seja planejado, a chance de alguma coisa dar errado existe. E é por isso que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) faz recomendações importantes que podem ajudar na qualidade da viagem.
Entre elas: chegar ao aeroporto com antecedência, fazer o chek-in pela internet, verificar todos os documentos antes de sair de casa, identificar a bagagem para facilitar a localização na esteira, não despachar objetos de valor, e não ultrapassar o peso máximo para bagagens de mão.
Extravios de bagagem são cada vez mais comuns e causam transtornos, além de prejuízos aos clientes. A maquiadora Luciana de Deus vive em uma ponta aérea entre Brasília e o Rio de Janeiro. Ela conta que nos últimos três meses teve as malas extraviadas quatro vezes. Em uma das situações, Luciana recebeu a garantia da companhia aérea de que o volume extraviado chegaria no dia seguinte a Brasília, para onde viajou no período da copa do mundo. Mas ela ficou dois dias sem os pertences e chegou a perder o jogo do mundial. Por isso, a maquiadora resolveu processar a empresa. Como não houve conciliação, o caso está na justiça.
Em casos de extravio, dano ou furto de bagagem, a reclamação deve ser feita em até sete dias à empresa aérea. Mas a recomendação é isso seja feito o mais rápido possível. É o que explica o gerente de operações da Anac, Marcelo Lima.
Marcelo Lima explica que os clientes têm direitos assegurados em relação ao atraso ou cancelamento de voos a depender do tempo de espera.
Caso o voo seja cancelado, a empresa aérea deve realocar o passageiro no próximo voo de qualquer companhia. Reclamações podem ser feitas 24 horas por dia na ouvidoria da Anac no telefone 0800-725-4445.
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