one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Rio Paraíba do Sul

Imagem:

Compartilhar:

Com elevação dos reservatórios, usinas no Rio Paraíba do Sul voltam a operar

Criado em 02/03/15 18h29 e atualizado em 02/03/15 18h41
Por Akemi Nitahara Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Com o aumento do nível dos reservatórios do Rio Paraíba do Sul, as duas usinas hidrelétricas que haviam parado de gerar energia por falta de água voltaram a funcionar. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a Usina de Paraibuna, no estado de São Paulo, que pertence à Companhia Energética de São Paulo (Cesp), ficou parada de 21 de janeiro a 8 de fevereiro, e a Usina de Santa Branca, também em São Paulo, pertencente à Light, fornecedora do Rio de Janeiro, ficou sem funcionar de 25 de janeiro até 19 de fevereiro.

Segundo o boletim de hoje (2) da Agência Nacional de Águas (ANA), Paraibuna está com 2,05% do volume útil para geração de energia, com entrada de 63 metros cúbicos por segundo (m³/s) de água e saída de 40 m³/s. Em Santa Branca, o reservatório está com 1,22% do volume útil, com entrada de 41 m³/s e saída de 34 m³/s. O sistema de reservatórios da Bacia do Rio Paraíba do Sul está com 7,83%, somando Santa Branca, Paraibuna, Jaguari (9,65%) e Funil (34%)

Além das chuvas, que contribuíram para o aumento do nível, a vazante foi reduzida na comparação com a época em que os reservatórios atingiram o nível mais baixo. No fim de janeiro, Paraibuna estava com -0,26 do volume útil, entrada de 27 m³/s de água e saída de 50 m³/s; e Santa Branca apresentava entrada de 59 m³/s e saída de 72 m³/s , com -0,81 do volume útil. Na ocasião, o sistema estava com 0,66% do volume útil total, somando Santa Branca, Paraibuna, Jaguari (1,72%) e Funil (3,75%).

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário