Digite sua busca e aperte enter


Rio Paraíba do Sul

Imagem:

Compartilhar:

Com elevação dos reservatórios, usinas no Rio Paraíba do Sul voltam a operar

Criado em 02/03/15 18h29 e atualizado em 02/03/15 18h41
Por Akemi Nitahara Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Com o aumento do nível dos reservatórios do Rio Paraíba do Sul, as duas usinas hidrelétricas que haviam parado de gerar energia por falta de água voltaram a funcionar. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a Usina de Paraibuna, no estado de São Paulo, que pertence à Companhia Energética de São Paulo (Cesp), ficou parada de 21 de janeiro a 8 de fevereiro, e a Usina de Santa Branca, também em São Paulo, pertencente à Light, fornecedora do Rio de Janeiro, ficou sem funcionar de 25 de janeiro até 19 de fevereiro.

Segundo o boletim de hoje (2) da Agência Nacional de Águas (ANA), Paraibuna está com 2,05% do volume útil para geração de energia, com entrada de 63 metros cúbicos por segundo (m³/s) de água e saída de 40 m³/s. Em Santa Branca, o reservatório está com 1,22% do volume útil, com entrada de 41 m³/s e saída de 34 m³/s. O sistema de reservatórios da Bacia do Rio Paraíba do Sul está com 7,83%, somando Santa Branca, Paraibuna, Jaguari (9,65%) e Funil (34%)

Além das chuvas, que contribuíram para o aumento do nível, a vazante foi reduzida na comparação com a época em que os reservatórios atingiram o nível mais baixo. No fim de janeiro, Paraibuna estava com -0,26 do volume útil, entrada de 27 m³/s de água e saída de 50 m³/s; e Santa Branca apresentava entrada de 59 m³/s e saída de 72 m³/s , com -0,81 do volume útil. Na ocasião, o sistema estava com 0,66% do volume útil total, somando Santa Branca, Paraibuna, Jaguari (1,72%) e Funil (3,75%).

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Deixe seu comentário