one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Corregedoria e Receita colaboram com investigações da Zelotes, diz Fazenda

Criado em 27/03/15 09h02 e atualizado em 27/03/15 09h44
Por Daniel Lima Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

O Ministério da Fazenda divulgou nota informando que a Corregedoria-Geral do Ministério da Fazenda e a Receita Federal têm sido partes atuantes no processo de investigação que resultou na Operação Zelotes, em parceria com o Ministério Público e a Polícia Federal. A operação investiga fraudes que envolvem o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).

De acordo com a nota, como resultado da operação, estão sendo instaurados processos administrativos disciplinares, sindicâncias patrimoniais e processos administrativos de responsabilização contra as empresas envolvidas nos termos da Lei Anticorrupção. O prejuízo estimado aos cofres da União pode chegar a R$ 19 bilhões.

As ações, informa a nota, têm em vista a aplicação de medidas administrativas punitivas pertinentes, sem prejuízo da eventual responsabilização civil e penal.

Se forem constatados vícios nas decisões sobre os autos de infração associados às investigações da Operação Zelotes, as ações serão revistas nos termos da lei.

O Ministério da Fazenda destaca que, desde o começo de 2015, o Carf, órgão responsável pelo julgamento dos contenciosos administrativos fiscais de segunda instância, iniciou uma reforma dos seus processos internos, com vistas a aprimorar suas atividades, dando-lhes maior transparência, previsibilidade, celeridade e segurança.

Algumas dessas medidas baseiam-se em estudos iniciados a partir de 2013 e permitirão o aprimoramento da gestão e o fortalecimento das atividades do contencioso administrativo tributário, com repercussões positivas na arrecadação da Receita Federal do Brasil.

Dentre as medidas implementadas recentemente, está o sistema eletrônico para a realização da distribuição dos processos aos colegiados e destes para os conselheiros, mediante sorteio. Com o sorteio, preserva-se o princípio da impessoalidade, indispensável à boa condução das atividades do órgão. A nota esclarece que o Carf também tem observado os prazos regimentais para relatar e pautar os processos nas sessões de julgamento, estimulando a celeridade nas decisões.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário