one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Defensoria Pública integra atendimento rápido a casos graves de violência

Criado em 03/03/15 18h01 e atualizado em 03/03/15 18h07
Por Flávia Villela - Repórter da Agência Brasil Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro vai integrar o Projeto Violeta, serviço de atendimento rápido a casos graves de violência contra a mulher. A assinatura do Termo de Cooperação Técnica será ainda este mês, por meio do Núcleo de Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem).

O projeto Violeta foi criado pela juíza Adriana Ramos de Mello, do 1º Juizado de Violência Doméstica contra a Mulher, em junho de 2013. Vencedor do Prêmio Innovare na categoria juiz, a iniciativa integra as diferentes entidades envolvidas no atendimento da mulher em situação de violência. A vitima registra o caso na delegacia, que o encaminha de imediato para averiguação do juiz. Após escuta do testemunho por equipe multidisciplinar do Juizado, a mulher sai com uma decisão judicial em mãos, em poucas horas.

Uma das defensoras do núcleo, Judith Régis, explicou que com a entrada oficial da defensoria no projeto, será possível dar continuidade e mais celeridade às medidas protetivas deferidas. “Uma mulher, por exemplo, de 60 anos, que nunca trabalhou e sofre violência doméstica. Essa mulher que não trabalha, não tem como se manter. Neste caso, não basta afastar o homem de casa”, disse. “Então, aqui pediremos alimentos provisórios para ela, para que possa dar efetividade à medida que ela solicitou. E aqui essa medida será atendida em no máximo 20 dias. Se ela tentar por meio de outro órgão, pode demorar até três meses”, explicou a defensora.

Desde sua criação, há 18 anos, o Nudem fez mais de 26 mil atendimentos. Nos dois primeiros meses de 2015, foram cerca de 400 atendimentos. Com a parceria, todas as mulheres que passarem pela delegacia serão encaminhadas ao Nudem. Com isso, o número de atendimentos deve crescer consideravelmente, opinou Judith.

Atualmente, 14 estagiários, uma psicóloga, uma assistente social, funcionários técnicos e duas defensoras compõem a equipe do núcleo. Os serviços vão desde pedidos de processos, medida protetiva de urgência, ação principal de guarda e visitação dos filhos, divórcio, queixa-crime, ações de indenização, entre outros. A defensora lembrou que casos de violência doméstica não se limitam à questão física, e toda forma de agressão deve ser denunciada à polícia.

O Nudem fica na Rua do Ouvidor, nº 90, 4º andar, no centro da capital fluminense.

Editor Stênio Ribeiro
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário