one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Estados Unidos freiam crescimento de consumo de água na última década

Criado em 20/03/15 15h43 e atualizado em 20/03/15 15h45
Por Leandra Felipe – Correspondente da Agência Brasil/EBC Edição:Lílian Beraldo Fonte:Agência Brasil

banner_água

Apesar de ser o maior consumidor per capita (por pessoa) de água do mundo, com consumo médio de 215 metros cúbicos por ano para cada habitante, os Estados Unidos conseguiram estabilizar e frear o aumento no consumo de água na última década.

Segundo a Agência Científica de Ciências Naturais (USGS, sigla em inglês), graças a campanhas educativas sobre o uso racional da água, incentivos para arquitetura “inteligente” em novas construções e a adoção de tarifas mais altas pelo serviço de fornecimento, o país conseguiu brecar o crescimento do consumo.

“Até os anos 1980 o consumo aumentava velozmente ano após ano. Mas conseguimos reverter essa tendência, apesar do aumento populacional registrado no período”, disse à Agência Brasil, Brian McCallumm, supervisor de Hidrologia da USGS em Atlanta, Georgia.

Ele explicou que, apesar de não ter conseguido reduzir o consumo em todas as regiões, manter o consumo estável já é um fator positivo. O volume gasto por pessoa (215 metros cúbicos) equivale a um gasto diário de 80 a 100 galões de água por dia por habitante.

Atualmente, os estados e as grandes cidades norte-americanas têm investido em regulação, políticas de restrição de uso e um trabalho de conscientização para uso da água.
A crise hídrica na Costa Leste dos Estados Unidos – que atingiu principalmente São Francisco – foi um fator que contribuiu para que o país começasse a se preocupar coletivamente.

A cidade enfrentou uma grave estiagem entre as décadas de 1980 e 1990 e por isso passou por racionamentos e mudou seu modelo de gestão de água. Atualmente, segundo o USGS, apesar das estiagens recentes, como a do ano passado, a cidade mantém cerca de 50% da capacidade de seu reservatório.

“Em São Francisco, o lema é poupar água, e isso pode ser feito de muitas maneiras”, explicou Brian.

A população de São Francisco, cidade mais afetada pela seca, foi incentivada a trocar equipamentos domésticos e eletrodomésticos, como máquinas de lavar e chuveiros, por modelos mais eficientes com descontos para a aquisição de novos aparelhos e substituição de vasos sanitários.

A água das chuvas também é coletada nas casas para irrigação. Edifícios “inteligentes” são projetados para gastar menos e reaproveitar o recurso, com captação da água das chuvas, por exemplo.

O governo investiu massivamente em campanhas publicitárias sobre o uso consciente, com vídeos e reportagens publicados na internet e disponibilizou um portal institucional só para tratar de água.

A mudança também surtiu efeito no pensamento das pessoas e na cultura sobre o uso da água. O desafio do “Balde de gelo”, por exemplo, que viralizou na internet no ano passado, foi modificado em São Francisco para evitar o uso da água.

O “Ice Bucket Challenge”, desafio difundido nas redes sociais em meados do ano passado, foi copiado globalmente para dar visibilidade a uma doença chamada esclerose lateral amiotrófica.

Mas tão logo a campanha se espalhou pela internet, a prefeitura de São Francisco lançou um alerta desestimulando a prática. Ao mesmo tempo, moradores da cidade resolveram aderir à campanha de outra maneira e postaram vídeos nas redes sociais explicando que o balde de gelo deles era diferente para poupar água.

“Eu resolvi aderir ao balde de gelo à maneira de São Francisco, por minha conta. Então eu vou pular na água. Este é meu balde de gelo”, diz um dos participantes de centenas de vídeos postados na cidade. Quem aderiu trocou o balde por um salto no mar ou em piscinas.

Para Brian McCallum da USGS, o estado da Califórnia é um exemplo de sucesso na luta contornar a crise de falta de água.

O hidrólogo, que esteve em São Paulo há duas semanas para uma reunião sobre estiagem, disse que vê semelhanças entre o Brasil e os Estados Unidos com relação ao consumo de água.
“Brasil e Estados Unidos têm dimensões e população semelhantes. Ser grande e ter abundância de recursos alimenta uma ideia falsa de que os recursos são ilimitados”, destaca. “São Paulo está vivendo hoje o que São Francisco viveu anos atrás”, conclui.

No ranking mundial de consumo de água, em números absolutos, os Estados Unidos aparecem em terceiro lugar, depois da China e da Índia. Em quarto lugar, aparece o Brasil.

McCallum acredita que a conscientização tem um papel fundamental no médio e longo prazos. No curto prazo, entretanto, ele acredita que adoção de altos preços nas tarifas seja o jeito mais fácil de “ensinar” a população a poupar.

Com o alto preço da água, a orientação no comércio é economizar. Gerente de um restaurante brasileiro em Atlanta, Caio Pereira conta que o gasto mensal por uso da água chega a US$ 300.
“Nós sempre evitamos gastar água, deixamos as vasilhas de molho para usar menos água na hora de lavar, colocamos o mínimo água nas estufas de banho-maria do buffet da comida. A orientação é gastar pouca água”, diz.

Editor Lílian Beraldo
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário