one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Governo define calendário para declaração de emergência ambiental

Criado em 04/03/15 14h34 e atualizado em 04/03/15 15h07
Por Andreia Verdélio - Repórter da Agência Brasil Edição:Valéria Aguiar Fonte:Agência Brasil

O Ministério do Meio Ambiente declarou estado de emergência ambiental específico em regiões e épocas do ano, para o combate a incêndios, de 2015 a 2016. A medida considera o limite de contratação temporária de brigadistas para o atendimento de emergências ambientais. Conforme portaria de 2008 do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e a Lei no 8.745, de 9 de dezembro de 1993, podem ser contratados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis até 2.520 brigadistas, por até seis meses.

A decisão de definir o calendário também leva em conta os compromissos nacionais e internacionais do Brasil, no sentido de evitar emissões de gás carbônico para a atmosfera, oriundas de queimadas e incêndios florestais.

A portaria foi publicada no Diário Oficial da União e entra em vigor hoje (4).

De abril a novembro de 2015, estão em situação de emergência ambiental os estados do Acre, de  Goiás, Mato Grosso, do Rio de Janeiro, de Rondônia e do Distrito Federal; a região Sul do estado do Maranhão; a região Metropolitana de Belo Horizonte, regiões da Zona da Mata, Central, Campo das Vertentes, Triângulo Mineiro, Noroeste, Oeste, Sul e Sudoeste do estado de Minas Gerais; a região Sudoeste do Piauí; e a região Oriental do estado do Tocantins.

De maio a dezembro de 2015 foram colocados em emergência as regiões Centro Sul e Sudoeste do estado do Amazonas; regiões do Extremo-Oeste e Vale São-Franciscano do estado da Bahia; regiões Leste, Centro, Oeste e Norte do estado do Maranhão; regiões do Vale do Rio Doce, Vale do Mucuri, Jequitinhonha e Norte do estado de Minas Gerais; regiões Sudeste e Sudoeste do estado do Pará; regiões Centro-Norte e Sudeste do estado do Piauí; a região Ocidental do estado do Tocantins; e o estado de Mato Grosso do Sul;

Estão em emergência nos meses de junho de 2015 a janeiro 2016 os estados do Amapá e o Ceará; as regiões Centro Norte e Centro Sul do estado da Bahia; regiões Baixo Amazonas, Marajó, Nordeste e Metropolitana de Belém no estado do Pará; e a região Norte do estado do Piauí.

A região Norte do estado do Amazonas; região Nordeste do estado da Bahia; e o estado de Pernambuco foram colocados em situação de emergência ambiental nos meses de julho de 2015 a fevereiro de 2016.

A região Sul do estado da Bahia ficará em emergência nos meses de agosto de 2015 a março de 2016; a região Metropolitana de Salvador na Bahia, nos meses de setembro de 2015 a abril de 2016; e o estado de Roraima nos meses de outubro de 2015 a maio de 2016.

Editor Valéria Aguiar

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário