one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Governo garante fortificação alimentar para crianças de 6,8 mil creches públicas

Criado em 02/03/15 15h32 e atualizado em 02/03/15 15h35
Por Vinícius Lisboa - repórter da Agência Brasil Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

 

A ministra de Desenvolvimento Social e Combate a fome, Tereza Campelo, durante coletiva sobre os dados do Pnad, divulgada pelo IBGE(Fábio Rodrigues Pozzebom /Agência Brasil)

Para a ministra Tereza Campelo, já nasceu a primeira geração de crianças brasileiras sem fomeFábio Pozzebom/Agência Brasil

Os ministros da Saúde, Arthur Chioro, e do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Tereza Campello, lançaram hoje (2), em Niterói, região metropolitana do Rio, o programa NutriSUS, que oferece fortificação alimentar a mais de 6,8 mil creches públicas do país.

A iniciativa tem por objetivo reduzir a incidência de anemia e carências nutricionais na infância, principalmente no Nordeste, região que concentra dois terços das creches atendidas.

 

A ministra Tereza Campelo informou que o lançamento foi simbólico, porque o programa já estava sendo experimentado em 151 municípios "Não fizemos o lançamento de uma promessa. O NutriSUS já está ocorrendo e será ampliado a partir deste semestre. É uma ação concreta. As crianças brasileiras têm direito à alimentação pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae)", disse a ministra.

De acordo com a ministra, a fortificação coloca o Pnae em nova fase.

"Já nasceu a primeira geração de crianças livres da fome e que estão na escola. O Brasil saiu do mapa da fome, mas isso não é suficiente. Queremos nossas crianças sem anemia e crescendo. E o NutriSUS veio para complementar esse conjunto de ações", acrescentou a ministra.

Arthur Chioro afirmou que a ação vai além da redução da mortalidade infantil por desnutrição. "É fundamental para garantir o pleno desenvolvimento na infância, enfrentar a mortalidade infantil, as infecções, desnutrição, a obesidade e ainda uma série de problemas de saúde da idade, por conta da anemia, deficiência de ferro e microorganismos".

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, anuncia um conjunto de medidas para o reajuste e regulação do mercado de medicamentos (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Arthur Chioro avalia a iniciativa como fundamental para enfrentar a mortalidade infantilMarcelo Camargo/Agência Brasil

Ainda no primeiro semestre deste ano letivo, sachês com ferro, vitaminas, zinco e outros nutrientes serão adicionados à alimentação das creches selecionadas. Ao todo, 40 milhões de sachês devem ser comprados em 2015, resultando em investimento de R$ 12,5 milhões.

Parceria com o Laboratório Farmacêutico da Marinha do Brasil permitirá a transferência da tecnologia de produção do sachê, que atualmente é importado.

Durante 60 dias, os sachês serão misturados à refeição diária das crianças. Após pausa de quatro meses, a criança volta a receber a forificação por outros 60 dias. Segundo o ministro da saúde, a suplementação não tem restrições. Explicou que as crianças sem deficiência de nutrientes os eliminarão naturalmente, sem que haja prejuízos à saúde.  

Para participar da iniciativa, os municípios precisaram se inscrever no Programa Saúde na Escola. Para 2015, o governo federal priorizou creches com pelo menos 95% de crianças com idade entre 6 e 58 meses. Outro critério é atender municípios do Norte e do Nordeste e creches do Sudeste, Sul e Centro-Oeste com ao menos 110 alunos na faixa etária priorizada.

De acordo com a última Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde da Criança e da Mulher (PNDS), de 2006, 20,9% das crianças brasileiras com menos de 5 anos têm anemia. O percentual atinge 25,5% no Nordeste e 22,6% no Sudeste. No Norte, a taxa é 10,4%. Comunidades indígenas também estão no radar do programa, já que, conforme a pesquisa, a anemia nesses locais chegou a 50%.

Diretora-adjunta da Unidade Municipal de Ensino Infantil Professora Odete Rosa da Mota, Viviane Evangelista disse que as crianças não reclamam do gosto do suplemento. Acrescentou que, quando a creche foi selecionada para o período experimental, iniciado em setembro de 2014, os pais foram informados e concordaram com o programa.

Para evitar desperdício dos nutrientes, os professores misturam o conteúdo do sachê nas primeiras colheres oferecidas às crianças. "Ainda não houve qualaquer tipo de reação e todas as que iniciaram o programa estão recebendo".

Editor Armando Cardoso
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário