one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Greve de garis continua e lixo acumula em cidades da Grande São Paulo

Criado em 26/03/15 14h07 e atualizado em 26/03/15 16h09
Por Fernanda Cruz - Repórter da Agência Brasil Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

Com a greve dos garis, que já dura três dias, o lixo continua se acumulando em cidades da Grande São Paulo e do ABC paulista. A categoria pede aumento salarial de 11,73%, mas o Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana no Estado de São Paulo (Selur) oferece 7,68% de reajuste.

Em audiência no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), o sindicato patronal informou que os trabalhadores estão descumprindo a liminar determinando que 70% dos serviços de limpeza pública, coleta domiciliar e varrição de ruas devem ser mantidos. Em caso de descumprimento, a multa chega a R$ 100 mil por dia.

Presidente do Sindicato dos Empregados de Prestadoras de Serviços de Asseio e Conservação, Limpeza Urbana e Manutenção de Áreas Verde Públicas e Privadas do ABC (Siemaco), Roberto Alves assegurou que a liminar está sendo cumprida. “Jamais iríamos descumprir uma decisão judicial. Na nossa avaliação, permanecem parados entre 25% e 30% da categoria”, declarou.

Na audiência da última terça-feira (24), a Selur rejeitou, pela segunda vez, a sugestão do desembargador Wilson Fernandes, de reajuste de 9,5%. Por meio de nota, o TRT informou que não há previsão de uma nova reunião de conciliação.

O sindicato patronal encaminhou à Justiça uma lista com os nomes das localidades onde a liminar estaria sendo descumprida. “Hoje (26) e amanhã (27), o oficial de justiça irá aos locais indicados para verificar se a afirmação é verdadeira. Assim que houver um resultado, possivelmente na segunda-feira (30), o desembargador vai deliberar”, acrescentou a nota do TRT.

Segundo o presidente do Siemaco, os trabalhadores farão nova assembleia somente quando houver nova proposta. “Aceitar 9,5% será uma decisão da assembleia. Qualquer proposta terá de ser passada para decisão dos trabalhadores”, ressaltou.

As cidades começam a sentir os reflexos da falta do serviço. De acordo com a Federação de Trabalhadores em Serviços, Asseio e Conservação Ambiental, Urbana e Áreas Verdes do Estado de São Paulo, 130 municípios são afetados pela paralisação. Entre as cidades em situação crítica estão as da região do ABC (exceto Rio Grande da Serra e São Bernardo do Campo), Piracicaba, Taboão da Serra, Guarulhos, Araçatuba, Osasco e Itanhaém.

Em Diadema, a prefeitura utiliza apenas três caminhões para coleta de 230 toneladas de lixo. De acordo com representantes da prefeitura, os caminhões conseguem recolher apenas 8,4 milhões por dia. A prefeitura reclama que a liminar para garantir os 70% da manutenção do serviço não está sendo respeitada na cidade.

Em Cotia, os caminhões foram impedidos de sair da base operacional e o serviço ficou prejudicado. A prefeitura pede aos moradores para armazenarem o lixo dentro de casa até que a coleta seja reestabelecida.

Hoje, em Santo André, a Polícia Militar precisou intervir para que oito caminhões de coleta deixassem o aterro. Segundo a Prefeitura, houve confronto e os caminhões de resíduos precisaram ser acompanhados pela escolta da Guarda Civil Municipal. A PM permanece no aterro da cidade.

Na cidade de Osasco, a Prefeitura informou que estão mantidos os 70% exigidos pela liminar. Desde o início da paralisação, servidores da prefeitura foram deslocados para ajudar no recolhimento de lixo. 

Editor Armando Cardoso

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário