one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Professor Hermógenes

Imagem:

Compartilhar:

Precursor da ioga no Brasil, Hermógenes morre aos 94 anos

Criado em 14/03/15 00h12 e atualizado em 14/03/15 15h33
Por Portal EBC

Um dos principais divulgadores da ioga no Brasil, José Hermógenes de Andrade Filho, o professor Hermógenes, como era conhecido, morreu na tarde desta sexta-feira (13), no Rio de Janeiro. Ele havia completado 94 anos na última segunda-feira, dia 9. 

O falecimento foi confirmado pelo Instituto Hermógenes, do qual era fundador, no final da noite de ontem. De acordo com Thiago Leão, neto e coordenador do instituto, Hermógenes, que sofria do Mal de Parkinson há alguns anos, faleceu em razão de causas naturais, em decorrência da idade.

Professor Hermógenes
Creative Commons - CC BY 3.0 - Professor Hermógenes

Divulgação/Instituto Hermógenes

De acordo com ele, o corpo de Hermógenes será velado amanhã (15), das 7h às 11h, no Memorial do Carmo, no Caju, no Rio de Janeiro, onde, ao final das homenagens, será cremado.

Na década de 60, após um diagnóstico de tuberculose avançada aos 35 anos de idade, ele descobriu os benefícios da ioga para a saúde física e mental e daí em diante nunca mais parou de trabalhar na sua divulgação, chegando a realizar doutorado em Yogaterapia pelo World Development Parliament da Índia e a conquistar o título de Doutor Honoris Causa pela Open University for Complementary Medicine.

Hermógenes escreveu mais de 30 livros sobre ioga e bem-estar, traduzidos em diversas idiomas, dentre os quais se destacam Autoperfeição com Hatha Yoga e Yoga para Nervosos.

Em 1988, ele foi escolhido o Cidadão da Paz do Rio de Janeiro em 2000 recebeu a Medalha Tiradente, conferida pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, pelos benefícios à saúde que suas obras, imbuídas de seu espírito amoroso e sua visão espirtitual sincretista, trouxeram para os brasileiros.

* Matéria atualizada às 15h33 do dia 14/03/2015 para inserção de informações sobre o velório e cremação do corpo do professor Hermógenes.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário