one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Sistema Cantareira

Imagem:

Compartilhar:

Processo sobre limites do Cantareira aguardará estudos da Sabesp

Criado em 26/03/15 19h26 e atualizado em 26/03/15 19h37
Por Camila Maciel Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

reserva técnica do Sistema Cantareira

Procuradores cobram a disponibilização das informações sobre o Sistema Cantareira para permitir o controle social dos recursos hídricos (Divulgação/Sabesp)

A audiência de conciliação do processo que trata das vazões de retirada do Sistema Cantareira terminou com a suspensão do caso até 11 de maio. Nesta data, o Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo (DAEE) deverá juntar aos autos o estudo apresentado, no fim de abril, pela Companhia de Saneamento Ambiental de São Paulo (Sabesp). Os dados subsidiarão o pedido de renovação de outorga. A Ação Civil Pública foi proposta em conjunto pelo Ministério Público Estadual (MPE) de São Paulo e pelo Ministério Público Federal (MPF).

Além disso, um acordo entre as partes determina que o departamento deverá responder em juízo o ofício encaminhado pela Agência Nacional de Água (ANA), que, entre outros pontos, pede o estabelecimento de uma meta de armazenamento para o Cantareira em novembro deste ano. Os representantes legais do DAEE negaram-se a responder na audiência se é possível o estabelecimento de uma meta para o fim do ano. Inicialmente, a proposta era que fosse apresentado no dia 11 de maio.

Os advogados do DAEE argumentaram que não seria possível atender ao pedido por razões técnicas. A alegação foi contestada pela ANA. Em seguida, disseram ser necessário consultar secretários de Estado, pois é uma questão que, caso  a meta não seja alcançada, pode gerar ônus político para o governo de Geraldo Alckmin. 

“Isto ilustra a dificuldade que os ministérios públicos enfrentam nesta ação. Um descompasso dos órgãos de gestão e a dificuldade de se estabelecer critérios técnicos que valham para a gestão do próximo período do Sistema Cantareira”, avaliou o promotor Ricardo Castro, do MPE.

O procurador Adilson Amaral, do MPF, disse que ônus político e o risco são inerentes à atividade. “A gente quer uma condução técnica da gestão. Não importa quem seja titular da pasta. Quem se dispõe a exercer este tipo de atividade, assume o risco e o ônus de buscar a forma de fazer e, se não der certo, terá de explicar as razões. Os gestores têm de aprender esta transparência”, declarou Amaral. 

A promotoria criticou o fato de que as normas não estão sendo cumpridas em prazo que permita o controle da agência federal. Segundo o MP, ofício enviado pela ANA à Sabesp mostra que a proposta de retirada da água do Cantareira para a segunda quinzena de março foi informada apenas no dia 20 deste mês, tornando a regulação somente homologatória.

“A Sabesp está tirando o que o DAEE autorizou na resolução anterior, mas a gestão é compartilhada. São dois reservatórios federais e dois estaduais. Tudo tem de ser feito em comum acordo. O que ocorre é que o DAEE determina e somente informa à ANA”, explicou o procurador do MPF.

Ricardo Castro ressaltou a necessidade de que isto seja feito com o estabelecimento de metas para recuperação do Cantareira. “O que ocorre hoje é que não se sabe se as metas de retirada para até 15 de março são tecnicamente adequadas até 26 de março. O que não queremos que volte a ocorrer é o vácuo de normas administrativas.”

A preocupação da procuradoria é que todas as informações relativas ao sistema estejam disponíveis para permitir o controle social dos recursos hídricos. “Vários critérios de informação reclamados na ação não são disponibilizados ao público. Nós só tivemos acesso a uma parcela dos dados mediante requisição. O que queremos é gestão de forma transparente e que todos os dados sejam disponibilizados, perfeitamente acessíveis à população e à comunidade científica. A gestão tem de ser realmente participativa”, acrescentou o promotor. Entre esses dados, estão afluência e vazão.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário