one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Vista do Morro da Urca e dos bondinhos

Imagem:

Compartilhar:

Rio 450 anos: a cidade de todos os brasileiros

Criado em 01/03/15 11h07 e atualizado em 01/03/15 18h29
Por Paulo Virgilio Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

As comemorações oficiais pelos 450 anos do Rio de Janeiro começaram hoje (1º), às 7h, com alvorada festiva no local onde a cidade foi fundada, na atual Fortaleza de São João, no bairro da Urca. Durante a cerimônia cívico-militar, o prefeito Eduardo Paes recebeu 20 veleiros, que partiram de Bertioga, no litoral de São Paulo, refazendo o percurso feito em 1565 pelo fundador da cidade, o capitão português Estácio de Sá.

Após a chegada dos veleiros, um ator caracterizado como Estácio de Sá ao lado de um militar, descendente do fundador e primeiro governador da cidade batizada como São Sebastião do Rio de Janeiro. O personagem entregou a chave simbólica da cidade ao prefeito.

 

A festa comemorativa continuou no bairro da Tijuca, na zona norte, com uma missa solene no Santuário Arquidiocesano de São Sebastião - paróquia dos frades capuchinhos dedicada ao padroeiro da cidade. A missa foi celebrada pelo cardeal-arcebispo do Rio, dom Orani João Tempesta, que abençoou três relíquias da cidade: a imagem de São Sebastião, os restos mortais de Estácio de Sá e a pedra fundamental da cidade.

Depois, na Rua da Carioca, às 10h, foi servido um bolo de 450 metros, um para cada ano de fundação da cidade. A festa teve a presença do prefeito Eduardo Paes e de dom Orani, que levou ao local a imagem peregrina de São Sebastião.

Na parte da tarde, a Baía de Guanabara e a orla oceânica abrigarão a competição à vela Grand Regatta Rio 450, com largada prevista para as 13h, nas proximidades da Escola Naval, na Ilha de Villegaignon. Os barcos seguirão até a ilha Laje da Cagarra, em frente à Ipanema, de onde retornarão ao ponto inicial.

Às 16h, com a presença da presidenta Dilma Roussef e do governador Luiz Fernando Pezão, será inaugurado o Túnel Rio 450, no centro do Rio. Com 1.480 metros de extensão, o túnel vai ligar a Rua Primeiro de Março à Via Binário do Porto, inaugurada em 2013 – primeira grande obra viária do Porto Maravilha, o programa de revitalização da zona portuária.

De lá, a presidenta Dilma Roussef e o governador Pezão acompanharão o prefeito até o Palácio da Cidade, onde, em cerimônia oficial, será entregue pela primeira vez a medalha 1º de Março, condecoração criada para personalidades que prestaram bons serviços à cidade. Na ocasião, também serão anunciados os cariocas históricos, que terão seus nomes inscritos no Livro de Heróis e Heroínas da Cidade do Rio de Janeiro.

No Palácio da Cidade também serão apresentados a medalha comemorativa dos 450 anos – feita em  parceria com a Casa da Moeda – e o selo, produzido pelos Correios.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário