one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Segurança pede mais dinheiro para combate ao crime

Criado em 18/03/15 17h18 e atualizado em 18/03/15 17h20
Por Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

Os desafios da segurança pública foram tema de uma comissão geral promovida hoje (18) na Câmara dos Deputados com o objetivo de obter sugestões para enfrentar o problema.  Participaram secretários de segurança, representantes das polícias civil, militar e federal, entre outros. Comissão geral é o nome dado a uma reunião de deputados com setores da sociedade, para discutir um determinado assunto.

Os secretários estaduais de Segurança anunciaram que encaminharão à Câmara dos Deputados, até abril, propostas para tratar dos problemas relativos à segurança pública no país. Entre as sugestões está a fixação de um percentual do Orçamento da União para o custeio das ações de segurança pública. A proposta foi defendida por integrantes do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública.

Os secretários defenderam mudanças na distribuição de tarefas e na quantia de dinheiro  usado pela União, por estados e municípios. “Hoje, os estados são responsáveis por 67% dos investimentos em segurança pública. É necessário rever isso, porque a União e os municípios gastam muito pouco no combate à violência”, disse o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Arthur Trindade, que pediu maior envolvimento dos municípios, por meio das guardas municipais na prevenção dos crimes.

O secretário de segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, defendeu reforço da Polícia Federal nas fronteiras, como forma de coibir o tráfico de drogas e de armas. Segundo ele, há uma relação entre o que acontece nas fronteiras e o aumento da criminalidade nos estados.

“Temos que alargar nossa visão de segurança pública”, resumiu o integrante da Associação dos Juízes Federais Roberto Carvalho Veloso. Ele é a favor da adoção de um plano nacional de combate ao uso e tráfico de drogas, crimes apontados como principais fatores do aumento da violência.

Roberto Veloso lamentou o aumento do número de pessoas encarceradas e lembrou um paradoxo no sistema brasileiro de combate à violência. “Temos meio milhão de presos e, no entanto, apenas 8% dos homicídios são esclarecidos e os acusados vão a julgamento”.

Outra preocupação foi o aumento dos casos de violência contra adolescentes. O alerta foi feito pela ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Ideli Salvatti. Ela observou que a possibilidade de um adolescente de 12 a 18 anos ser vítima de homicídio chega a 36%, ante uma média na população em geral de 5%.

“Não é uma situação diferente daquela do sistema prisional”, disse Ideli, destacando que existe um recorte que agrava a situação quando se examina território, faixa de renda, raça e gênero. “A desigualdade é visível e gritante”, informou.

A secretária-geral da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho,  Noemia Aparecida Garcia Porto, acha importante qualificar a corrupção como crime hediondo.

Editor Beto Coura
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário