one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Problema na rede elétrica paralisa os serviços da SuperVia nesta quinta-feira (29)

Imagem:

Compartilhar:

SuperVia é multada por falha humana em acidente entre dois trens no Rio

Criado em 26/03/15 19h57 e atualizado em 26/03/15 20h18
Por Da Agência Brasil Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

O resultado do processo que apurou o acidente entre dois trens, ocorrido no dia 5 de janeiro na Estação Presidente Juscelino, em Mesquita, na Baixada Fluminense, foi divulgado nesta quinta-feira (26) pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários e Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro (Agetransp). A agência concluiu que a causa do acidente foi o descumprimento de procedimentos operacionais de segurança relativos ao tráfego ferroviário, ou seja, houve falha humana. A SuperVia, concessionária que administra o serviço, foi multada em R$ 1.205.167,09.

A Agetransp também decidiu determinar à concessionária que seu Comitê de Prevenção de Acidentes desenvolva e apresente, no prazo de 60 dias, relatório técnico fundamentado que indique medidas de aprimoramento da identificação e prevenção das possíveis causas geradoras de perda de atenção ou do necessário estado de vigilância da equipe encarregada da operação e do controle de tráfego.

O acidente ocorreu quando um trem que ia da Central do Brasil para Japeri colidiu em uma composição que estava parada na Estação Presidente Juscelino. Na ocasião, a circulação de trens no Ramal Japeri foi interrompida e só voltou a operar, de forma parcial, no dia 6 de janeiro. Mais de 200 pessoas ficaram feridas.

Os peritos analisaram as condições meteorológicas no momento do acidente, bem como o sistema de sinalização, as condições dos trens envolvidos, equipamentos, procedimentos operacionais e fator humano. De acordo com a nota técnica da Catra, houve violação da sinalização automática por parte do trem UP223 no trecho entre as estações Mesquita e Presidente Juscelino, que deveria ter deixado Mesquita em velocidade restrita, obedecendo ao sinal amarelo, e parado no próximo sinal vermelho. O desrespeito à sinalização causou o choque desse trem com a composição UP221, que estava estacionada na plataforma da Estação Presidente Juscelino.

De acordo com o secretário Estadual de Transportes, Carlos Roberto Osório, a importância do processo de apuração está na identificação precisa das causas do acidente feita pelos peritos da Agetransp. "A identificação é fundamental para que possa prevenir futuros acidentes. A concessionária foi multada porque ela é a responsável maior e, a partir daí, medidas vão ser tomadas para evitar que acidentes deste tipo voltem a acontecer", disse.

O secretário ressaltou que as vítimas tiveram uma reparação imediata por meio de um acordo entre a SuperVia e a Defensoria-Geral do Estado a fim de evitar longas e custosas ações judiciais para receber as indenizações. "Aqueles que aderiram ao acordo, dez dias úteis após o término do acidente já estavam recebendo a sua justa indenização".

Até a edição desta matéria, a SuperVia não havia se pronunciado sobre a decisão da Agetransp.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário