one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Vigilância sanitária do Amazonas investiga morte de 20 animais depois de vacina

Criado em 12/03/15 18h34 e atualizado em 12/03/15 18h35
Por Aline Leal - Repórter da Agência Brasil Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) do Amazonas enviará amanhã uma equipe técnica para a cidade de Anamã – a 130 quilômetros de Manaus – para investigar o que ocasionou a morte de 20 animais de estimação depois de serem vacinados contra raiva.

A campanha de imunização começou segunda-feira (9) pela manhã. Conforme os animais iam passando mal, os donos acionavam a Secretaria de Saúde do município. À tarde, a campanha foi suspensa. A fundação foi notificada ontem (11) da morte de dez cachorros e dez gatos entre os 57 animais imunizados no município, que tem cerca de 10 mil habitantes.

Depois de suspender a campanha, a Secretaria de Saúde municipal enviou as vacinas para análise pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas. Segundo a vigilância do estado, não houve notificação de casos parecidos em outras cidades. A vacina antirrábica é adquirida pelo Ministério da Saúde e enviada para os estados, e estes as repassam aos municípios.

De acordo com nota da FVS, o Instituto de Tecnologia no Paraná, responsável  pela vacina, informou que em 2014 foram produzidos 10 milhões de doses e não havia nenhum registro de reação adversa nem óbito associado à imunização, até o caso de Anamã.

A campanha antirrábica tinha sido antecipada em municípios que possivelmente sofrerão com as cheias dos rios. Entre eles, Anamã, Autazes, Barcelos, Humaitá, Nhamundá, Presidente Figueiredo e Uarini. Segundo a fundação, não houve notificações de mortes dos animais nas outras cidades.

Editor Stênio Ribeiro
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário