one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

AGU defende exigência de inclusão do Provab em seleções para residência médica

Criado em 06/04/15 16h06 e atualizado em 06/04/15 16h05
Por Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

A participação, por pelo menos um ano, no Programa de Valorização Profissional da Atenção Básica (Provab) é critério válido para ingresso em programas de residência médica. A regra foi defendida pela Advocacia-Geral da União (AGU) em ação contra o estado de São Paulo, que não observou o requisito na classificação final de processo seletivo de residência, em 2014.

A AGU informou que entrou com pedido de liminar para que o estado aplicasse, nos resultados da seleção, os critérios estabelecidos na Resolução nº 03/2013 da Comissão Nacional de Residência Médica, que prevê um bônus na pontuação dos candidatos que participaram do Provab.

Ainda de acordo com o órgão, o estado de São Paulo alegou que a exigência seria inconstitucional, uma vez que afrontaria o inciso V do Artigo 208 da Constituição Federal, segundo o qual o acesso aos níveis mais elevados do ensino se dará conforme a capacidade de cada um.

“Deixar de aplicar os critérios provocaria prejuízos para os candidatos que exerceram atividades em municípios rurais, junto a comunidades quilombolas, indígenas e assentamentos rurais, o que enfraqueceria as políticas públicas afirmativas voltadas à proteção da saúde básica das famílias”, informou a AGU, por meio de nota.

Editor Stênio Ribeiro
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário