one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Sistema Cantareira pode secar em quatro meses

Imagem:

Compartilhar:

Cantareira é único manancial de SP que começa abril com alta nos reservatórios

Criado em 01/04/15 12h21 e atualizado em 01/04/15 13h18
Por Marli Moreira Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

Cinco dos seis mananciais de abastecimento da região metropolitana de São Paulo iniciaram o mês de abril com queda nos reservatórios. A única elevação ocorreu no Sistema Cantareira (0,1 ponto percentual) ao passar de 19% para 19,1%. Esse sistema, de onde é retirada a água para o abastecimento de 5,6 milhões de pessoas, tem a pior situação hídrica e ainda opera com o uso da primeira cota do volume morto (água que fica abaixo do nível de captação e precisa ser bombeada).

cantareira
Creative Commons - CC BY 3.0 - cantareira

 

Sobre o Cantareira, a média de chuva esperada para o mês de abril é 89,8 milímetros. Em março, as captações desse manancial ficaram acima da média com um acumulado de 206,5 milímetros (mm), volume 16,1% superior ao esperado e o maior já registrado desde 2008.

Mesmo assim, a quantidade foi menor do que a registrada na capital paulista. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na estação Meteorológica do Mirante de Santana, na zona norte, indicou acumulado de 332,7 mm, o maior desde 2006 quando o volume tinha alcançado 607,9 mm.

Nos demais mananciais administrados pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), só choveu sobre o Sistema Alto Cotia, mas com acúmulo de apenas 0,2 mm. Nesse manancial, o nível caiu de 65,2% para 65% da capacidade total de produção de água. Também recuaram os níveis no Alto Tietê que passou de 22,8% para 22,7%; no Guarapiranga, de 85,2% para 85%; no Rio Grande, de 97,5% para 97,1% e no Rio Claro, de 43,6% para 43,3%.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário