one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Cantareira registra primeira queda em quase três meses

Criado em 28/04/15 11h50 e atualizado em 28/04/15 11h59
Por Marli Moreira Edição:Valéria Aguiar Fonte:Agência Brasil

Depois de quase três meses com o nível em alta ou estável, o armazenamento de água do Sistema Cantareira apresentou a primeira baixa hoje (28) ao passar de 20,1% para 20%. A última queda ocorreu há 86 dias, quando o volume reduziu de 5,l% para 5%.

O Sistema Cantareira está com o nível mais baixo dos últimos 10 anos.

O armazenamento de água do Sistema Cantareira apresentou a primeira baixa hoje (28) ao passar de 20,1% para 20% Divulgação Sabesp

Ao contrário dos dois últimos meses, o volume de chuva sobre as cabeceiras desse manancial está abaixo da média histórica, acumulando desde o começo do mês de abril apenas 45,1 milímetros (mm), o que é, praticamente, a metade do esperado para todo o mês (89,8 mm). Os dados são da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Há um ano, o Cantareira estava a caminho da maior crise hídrica já enfrentada no abastecimento da região metropolitana de São Paulo, mas tinha uma condição melhor do que o atual quadro porque não utilizava a reserva técnica (água que fica abaixo das comportas e que, portanto, é retirada por meio de bombeamento). Esse uso começou em 16 de maio de 2014 e para atingir situação semelhante à daquele dia, seria necessário que o nível subisse 9,2 pontos percentuais.

Para evitar um colapso no fornecimento de água, a Sabesp adotou em meio às medidas de contingenciamento a redução do universo atendido, que passou de cerca de 9 milhões nessa mesma época do ano passado para os atuais 5,4 milhões.

Pela nova medição da companhia - uma exigência judicial - em que se leva em consideração as retiradas da reserva técnica, o nível do Cantareira está com um deficit de 9,2%, operando com 15,5% em relação ao volume total.

Em quatro dos cinco mananciais restantes administrados pela Sabesp também houve recuo de ontem (27) para hoje (28). Entre eles, o que tem a situação mais confortável é o Sistema Rio Claro, que ontem operava com 102% de sua capacidade e baixou para 101,6%. No Alto Tietê, o índice caiu de 36,4% para 36,3%; no Guarapiranga ( de 78,3% para 78,2%); no Alto Cotia (de 51,4% para 51,3%) e no Rio Grande, a taxa ficou estável em 96%.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário