one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Confronto entre policiais e sem-teto marca desocupação de prédio no Rio

Criado em 14/04/15 10h34 e atualizado em 14/04/15 10h30
Por Vinícius Lisboa - Repórter da Agência Brasil Edição:Marcos Chagas Fonte:Agência Brasil

Um incêndio atingiu por volta das 10h de hoje (14) o Edifício Hilton Santos, na zona sul da cidade do Rio de Janeiro, ocupado por famílias sem teto há uma semana. O fogo começou logo depois que as primeiras pessoas saíram do prédio, após um acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social.

Bombeiros e policiais entraram no prédio para combater as chamas, cujo foco está nos andares inferiores do edifício. No meio da confusão, houve confronto entre os ocupantes do prédio, que jogaram copos e pedras nos policiais. A Polícia Militar respondeu aos ataques com spray de pimenta. Algumas pessoas foram detidas.

A Polícia Militar cercou o edifício no início da manhã para retirar as famílias sem-teto. De acordo com a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, há cerca de 200 pessoas na ocupação, e, entre elas, dezenas de crianças.

Desde o início da manhã houve forte presença policial na Avenida Ruy Barbosa, fechada para a operação. Pouco depois das 9h soldados do Batalhão de Policiamento de Grandes Eventos se posicionaram em torno do prédio e o perímetro de isolamento foi ampliado. A desocupação estava marcada para as 8h, mas defensores públicos e advogados da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) intermediavam as negociações enquanto aguardavam a apreciação de um pedido de agravo.

Para o presidente da comissão, Marcelo Chalreo, é preciso maior sensibilização do judiciário em relação à situação dessas famílias: "são pessoas que estão peregrinando pela cidade em busca de moradia. Tirá-las daqui vai prolongar esse sofrimento".

O defensor público João Helvécio de Carvalho, coordenador do Núcleo de Terra e Habitação da Defensoria criticou a ação que, na visão dele, não precisava ser realizada tão rapidamente: "Não faz sentido. É um prédio abandonado".

Ambulâncias e carros dos bombeiros estão no local, assim como vans da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Editor Marcos Chagas
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário