one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

CUT e Dieese sustentam que 80% dos acidentes de trabalho atingem terceirizados

Criado em 29/04/15 17h19
Por Katiana Rabelo - Repórter da Radioagência Nacional Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

De dez acidentes de trabalho no Brasil, oito acontecem, em média, com funcionários terceirizados, de acordo com a secretária nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Graça Costa, baseada em pesquisa da CUT, em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Ao participar hoje (29) de reunião do comitê executivo da Agenda Nacional de Trabalho Decente, ela citou que o mesmo percentual médio se reflete no número de mortes nos acidentes com trabalhadores terceirizados. Ela citou, como exemplo, que o setor elétrico registrou 79 mortes por acidentes em 2011, das quais 80% atingiram funcionários terceirizados.

Os números foram questionados, porém, pelo diretor da Confederação Nacional das Instituições Financeiras, José Ricardo Alves. Defensor do projeto de lei 4.330, que regulamenta a contratação terceirizada, ele disse que “o projeto não cria a terceirização. A terceirização está neste prédio, enquanto conversamos. Falamos de 12 milhões e meio a 14 milhões de pessoas terceirizadas. Podemos perguntar para cada um deles o que preferem: estar na sua situação atual de trabalhador terceirizado, sem esse projeto, ou ser trabalhador com a dupla proteção desse projeto?”

O Ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, reafirmou que a regulamentação dos terceirizados é necessária. Apenas defende o diálogo para se definir o melhor texto para o projeto. “Eu acho o debate importante", disse ele, embora reconheça que os parlamentares podem aprovar o que quiserem. Mas salientou que "a presidenta [Dilma Rousseff] vai fazer a avaliação, e um veto dela pode desfigurar todo o projeto”.

Crítico do projeto que regulamenta a terceirização, o Ministro da Previdência Social, Carlos Gabas, entende que a medida fragiliza as relações trabalhistas. Segundo ele, a medida “expõe muito o trabalhador e desmonta o processo de relação entre empregado e empregador, via representação sindical, e desestrutura toda essa cadeia. Por isso, sou conceitualmente contra essa fragilização”.

Um dos pontos mais polêmicos do projeto permite a terceirização da atividade-fim da empresa. Aprovado na Câmara dos Deputados, o projeto vai ser analisado pelo Senado. O presidente da Casa, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), marcou sessão temática para o dia 12 de maio, quando os senadores farão o primeiro debate sobre a regulamentação da terceirização.

*Com colaboração de Danyele Soares, da Radioagência Nacional

 

Editor Stênio Ribeiro
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário