one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Manifestantes protestam pelo fim do financiamento privado de campanhas em frente ao STF, em Brasília

Imagem:

Compartilhar:

Entidades pedem que Gilmar Mendes apresse análise de financiamento de campanha

Criado em 01/04/15 14h54 e atualizado em 01/04/15 16h01
Por Andreia Verdélio Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

Cerca de 40 pessoas protestaram nesta quarta-fera (1º), na Praça dos Três Poderes, contra a demora atraso no julgamento, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), da Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 4650, que estabelece normas para as eleições, entre elas o financiamento de campanhas. O alvo era o ministro do STF, Gilmar Mendes, que em 2 de abril de 2014 pediu vista do processo e ainda não fez a devolução para o julgamento.

Segundo o diretor da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Ismael César, o objetivo do ato é exigir que Gilmar Mendes faça a devolução para que o Supremo dê continuidade à votação. “Amanhã completa um ano que o ministro pediu vista do processo que trata de financiamento de empresas a partidos políticos, e esse ato é um esculacho exigindo que o Gilmar Mendes devolva esse processo, haja vista que temos 6 votos a 1 favoráveis à aprovação, contra o financiamento privado”, disse.

 

Manifestantes protestam pelo fim do financiamento privado de campanhas em frente ao STF
Creative Commons - CC BY 3.0 - Manifestantes protestam pelo fim do financiamento privado de campanhas em frente ao STF

(Wilson Dias/Agência Brasil)

A reportagem não conseguiu contato com a assessoria do ministro, pois não há expediente hoje no STF, em virtude do feriado da Semana Santa.

Para Ismael César, o modelo atual de financiamento de campanhas políticas favorece a corrupção. "As empresas, na realidade, fazem um empréstimo aos parlamentares e depois esse recurso é devolvido através do processo de corrupção, portanto combater a corrupção significa garantir que o financiamento seja público e não empresarial”, disse.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário