one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


As Ilhas Cagarras são um arquipélago desabitado e são a primeira e única unidade de conservação marinha do litoral carioca

Imagem:

Compartilhar:

Exposição destaca a biodiversidade de arquipélago da orla oceânica do Rio

Criado em 03/04/15 13h09 e atualizado em 03/04/15 16h58
Por Paulo Virgílio Edição:José Romildo Fonte:Agência Brasil

Os moradores do Rio de Janeiro e os milhares de visitantes que a cidade recebe neste feriado da Semana Santa podem aproveitar para conhecer a rica biodiversidade de um patrimônio ambiental da orla oceânica carioca: as Ilhas Cagarras. Iniciativa do projeto Ilhas do Rio, da ONG Instituto Mar Adentro, a exposição interativa sobre o arquipélago está aberta ao público até o próximo domingo (5), no Forte de Copacabana, na zona sul da cidade.

A mostra comemora os cinco anos de criação do Monumento Natural das Ilhas Cagarras (MoNa Cagarras), que além das quatro ilhas ilhas situadas a cinco quilômetros do mar de Ipanema – Cagarra, Comprida, Palmas e Redonda, incorporou recentemente as ilhas Rasa, Maricás e Tijucas, estas últimas defronte à praia da Barra.

Os visitantes podem ver 80 fotos exclusivas, tiradas durante o trabalho de campo realizado pelos pesquisadores do projeto, que tem como principal objetivo fornecer dados científicos para a elaboração do Plano de Manejo do monumento natural.

De acordo com a educadora ambiental Flávia Brasil, que integra o projeto, o plano de manejo está sendo elaborado pelo conselho consultivo do MoNa Cagarras, em conjunto com o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio). “Pesquisadores do Ilhas do Rio fazem parte desse conselho, e a previsão é que o plano de manejo seja finalizado ainda no ano de 2015”, diz. O MoNa Cagarras tem como principal ameaça à sua biodiversidade a poluição das águas provenientes da Baía de Guanabara.

Também fazem parte da exposição cerca de 40 exemplares de peixes, invertebrados marinhos, répteis e anfíbios (conservados em álcool), conchas e corais secos e amostras empalhadas de aves que fazem das Cagarras seu habitat, como fragata, pinguim e urubu. Uma grande maquete do arquipélago e aquarelas do pintor Pedro Pagnoncelli complementam a mostra.

“É uma oportunidade para mostrarmos o que a gente encontra nas Cagarras. Essas ilhas ficam tão próximas da gente,  mas pouquíssimo se sabe a respeito da biodiversidade delas”, destaca Flávia Brasil.

“No alto da Ilha Redonda, foram descobertos artefatos indígenas. Provavelmente, eram de tupi-guaranis, que usaram a ilha por algum motivo que a gente ainda não sabe”, conta.

Neste ano em que se comemoram os 450 anos da cidade, o projeto Ilhas do Rio planeja realizar uma outra exposição, em outubro, em local ainda não definido. Ao longo do ano, pequenas exposições itinerantes são realizadas em escolas e eventos, levadas por um caminhão do projeto preparado especialmente para esta finalidade. “É uma pequena amostra do nosso acervo de fotos e coleção zoológica”, diz Flávia.

A exposição do projeto Ilhas do Rio pode ser vista até domingo das 10h às 18h. Os ingressos para o forte, localizado no Posto 6, no final da Praia de Copacabana, custam R$ 6, a inteira. Pessoas acima de 60 anos, estudantes e professores das redes municipal, estadual e federal pagam R$ 3. A entrada é grátis para militares, dependentes, maiores de 80 anos, grupos agendados e menores de 10 anos.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário