one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

FHC condena discriminação de usuários de drogas por gênero, cor e classe social

Criado em 22/04/15 15h47 e atualizado em 22/04/15 16h52
Por Vinícius Lisboa Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou hoje (22) que há "uma nítida discriminação" de gênero, cor da pele e classe social na criminalização de usuários de drogas no Brasil. O sociólogo participou de um seminário organizado pela organização Open Society Foundations, que discutiu a política global de drogas, tendo como principal tema as implicações na América Latina.

"Se for pobre, negro e mulher e tiver um pouco de droga, vai para a cadeia. O juiz não tem como julgar o usuário. Ele julga por tráfico. Se a polícia considerou tráfico, ele julga e são cinco, seis anos de prisão", disse FHC. Segundo ele, há uma nítida discriminação, "um elemento de preconceito muito forte".

O ex-presidente acrescentou que crianças e adolescentes vítimas de violência em casos como o de Eduardo de Jesus, de 10 anos, são vítimas da guerra às drogas: "Não há dúvida de que são vítimas da guerra às drogas. Há vítimas que são inocentes, que não têm nada a ver com as drogas, mas que são alcançadas pelas balas."

Respondendo ao presidente e fundador da Open Society, George Soros, que questionou por que o Brasil não liderava esse debate, Fernando Henrique criticou o governo federal. "Aparentemente, o governo atual não tem sensibilidade com a questão das drogas", destacou o ex-presidente. Ele alertou que o Brasil deveria liderar questões ligadas aos direitos humanos, como a das drogas.

Chamando de "atrasados" os contrários à descriminalização no Brasil, FHC criticou o que chamou de hipocrisia. "No Brasil, o acesso à droga é livre na mão do traficante. As pessoas estão nas mãos dos traficantes. O Estado não pode deixar isso ocorrer".

 

* Procuradas pela reportagem da Agência Brasil, a Secretaria de Imprensa do Palácio do Planalto e a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) não se manifestaram sobre o assunto até a publicação da matéria.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário