one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Rodrigo Rollemberg durante as comemorações do aniversário de Brasília

Imagem:

Compartilhar:

Governo do Distrito Federal homenageia pioneiros e muda logomarca de Brasília

Criado em 18/04/15 14h53 e atualizado em 21/04/15 10h31
Por Ana Cristina Campos Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

Em comemoração ao aniversário de 55 anos de Brasília, o Governador do DF, Rodrigo Rollemberg, homenageia os pioneiros que participaram da construção da Capital ( Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Governador  Rodrigo Rollemberg durante o lançamento da nova logomarca do governo de Brasília (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O governador Rodrigo Rollemberg lançou neste sábado (18) a nova logomarca do governo do Distrito Federal (DF), que passa a ser governo de Brasília. O anúncio foi feito durante solenidade pela passagem dos 55 anos de Brasília, que serão comemorados na próxima terça-feira (21). Na cerimônia, foram homenageados pioneiros que ajudaram a construir a capital do país. O evento foi no Catetinho, primeira residência oficial do presidente Juscelino Kubitschek em Brasília.

A nova marca é inspirada no próprio brasão do Distrito Federal e tem as cores da bandeira do DF.

O governador Rodrigo Rollemberg destacou que Brasília acumulou, ao longo dos anos, distorções como ser a cidade com a renda per capita mais alta do país e, ao mesmo tempo, ter as maiores diferenças sociais. O desafio, segundo ele, é que os moradores de todas as áreas do Distrito Federal tenham as mesmas oportunidades que os do Plano Piloto.

“Ao adotar todo o Distrito Federal como Brasília e Brasília como todo o Distrito Federal, estamos resgatando um conceito original e dando um recado muito claro: que queremos, nos próximos anos, fazer com que a população de Ceilândia, de Planaltina, de Brazlândia, de Taguatinga, cada vez mais, tenha acesso às mesmas oportunidades e aos mesmos equipamentos públicos que têm no Plano Piloto”, disse Rollemberg.

Atualmente, o Distrito Federal é composto por 31 regiões administrativas e tem cerca de 2,8 milhões de habitantes

O pioneiro Jarbas Marques, jornalista, historiador, e um dos fundadores do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal, lembrou que, em 30 de dezembro deste ano, comemoram-se 60 anos da desapropriação amigável da Fazenda Bananal, que abrigava o Sítio Castanho, onde estão a Asa Sul, a Asa Norte e o Eixo Monumental.

O pioneiro, jornalista e historiador, Jarbas Marques, é homenageado pelo Governador do DF em evento comemorativo ao aniversário de 55 anos da Capital Federal ( Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Jarbas: candangos e pioneiros têm  orgulho de todos os que ajudaram a construir (Marcelo Camargo/Agência Brasil)


“Sem a desapropriação, o presidente Juscelino não conseguiria construir a capital. No dia 15 de abril, completaram-se 60 anos da escolha do Sítio Castanho pelo marechal [José] Pessoa e pelo doutor Ernesto Silva, com a presença do então governador de Goiás, Bernardo Sayão. Hoje comemoramos os 55 anos da inauguração e 59 anos do início da construção de Brasília”, disse Marques, em discurso na cerimônia.

Antes mesmo do início das obras de construção, uma equipe de especialistas liderada pelo marechal José Pessoa precisou localizar o terreno onde seria construída a nova capital. O médico Ernesto Silva participou da comissão de localização da capital entre 1954 e 1956.

“Participamos dessa epopeia feita pelo povo brasileiro, que foi a construção de Brasília. Nós, os candangos e os pioneiros, sentimos orgulho de todos nós, que participamos da construção”, completou.

Segundo a Secretaria de Cultura do Distrito Federal, em 10 de novembro de 1956, o presidente Juscelino participou da inauguração do Catetinho, assinando também o primeiro despacho no local. Além de funcionar como residência oficial, o

O Catetinho abrigou diretores e engenheiros da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap). O nome Catetinho é em alusão ao Palácio do Catete, onde funcionava a Presidência da República na então capital, Rio de Janeiro.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário